MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ ganha nova página na internet

TJ ganha nova página na internet

Da Redação

quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Atualizado às 10:48


TJ ganha nova página na internet

Novos serviços estarão disponíveis a partir de fevereiro

A partir da próxima quarta-feira 1/2/2006, o TJ/SP vai ganhar nova página na internet. Os usuários que já utilizavam o site para pesquisar processos e verificar andamentos continuarão disponibilizando do serviço, agora com mais agilidade. O site, muito mais intuitivo, terá vários serviços agregados, como, por exemplo, um canal de notícias e calendário de julgamentos.

Estudos foram realizados para identificar quais ferramentas são indispensáveis no momento da pesquisa de processos, de forma que o usuário possa ter acesso ao que procura. O site será simplificado e a pesquisa de andamento de processos poderá ser feita pelos nomes das partes, advogados ou até mesmo pelo número de registro na OAB.

Mais dois serviços devem ser implantados a partir do segundo trimestre deste ano. Um projeto que conta com a parceria da seccional São Paulo da OAB deve disponibilizar aos advogados uma certificação digital, que permitirá a consulta dos processos em que atuam e que correm em segredo de justiça. Os advogados também poderão solicitar cópias de processos pela internet. Após recolhimento das taxas, as cópias serão enviadas por email.

O site também vai permitir o pré-cadastro de petições iniciais, com o objetivo de agilizar a distribuição. As demais petições poderão ser encaminhadas pela internet, para desafogar o atendimento nos balcões dos cartórios, possibilitando que os funcionários priorizem o trabalho com os processos.

O cronograma poderá ser reduzido ou ampliado conforme as condições técnicas, já que a mudança de softwares e servidores acontece paralelamente. Estará disponível, aos usuários, uma ferramenta de "ajuda", para eventuais dificuldades que possam surgir.

A inovação está em harmonia com o processo de informatização iniciada em 2003 e o maior TJ do país espera que no segundo semestre de 2006 a justiça paulista esteja totalmente informatizada.
_________________