MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Helio de La Peña não deve indenizar árbitro por comentário em rede social
Comentários

Helio de La Peña não deve indenizar árbitro por comentário em rede social

Justiça de Brasília entendeu que comentário sobre atuação do árbitro não exacerbou direito à livre expressão.

Da Redação

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Atualizado às 14:53

O juiz de Direito Luiz Otavio Rezende de Freitas, da 10ª vara Cível de Brasília, julgou improcedente pedido de danos morais feitos por um árbitro de futebol contra o humorista Helio de La Peña. O árbitro pretendia ser indenizado por manifestação que considerou ofensiva do humorista em rede social.

Em setembro de 2012, o árbitro apitou u a partida entre Botafogo (RJ) e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, que terminou empatada em 2 a 2. À época, seu desempenho provocou reclamações dos torcedores do time carioca, especialmente por causa da marcação de um pênalti polêmico a favor do adversário. O humorista publicou em uma de suas redes sociais mensagem dizendo que o juiz de futebol tinha sido "fisgado no bolso" e seria "dúvida para o próximo jogo do Corinthians". O comentário terminava dizendo "Ladrão!". E por causa dele o árbitro pedia indenização por danos morais.

O magistrado considerou que as palavras proferidas por um humorista em mecanismo virtual que usualmente utiliza para promover o time pelo qual torce, "e diretamente ligadas ao contexto de uma partida de futebol, não se mostram capazes de configurar ato ilícito para os fins legais."

"À evidência, destaco que a utilização de palavras ou de expressões de gosto duvidoso é insuficiente, de modo isolado, para caracterizar a exacerbação do direito à livre expressão. Na verdade, excluídos excessos inequívocos, não há como ter por ilícito o estilo (ou a falta dele) utilizado por um notório humorista ao comentar a atuação de árbitro de futebol, ainda mais quando o próprio autor das palavras afirma expressamente no mesmo meio, e logo em seguida, que se trata de piada."

O humorista foi representado pelos advogados Evandro Pertence e Pedro Corrêa Pertence, do Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence.

Veja a íntegra da decisão.

___________

Sociedade de Advogados Sepulveda Pertence

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA