MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Elo de advogados com lavagem de dinheiro é apurado pela PF

Elo de advogados com lavagem de dinheiro é apurado pela PF

Da Redação

terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Atualizado às 12:08


Elo de advogados com lavagem de dinheiro é apurado pela PF


O jornal Folha de S.Paulo informa na sua edição de hoje (31/1/06) que a PF abriu uma investigação para apurar o envolvimento de escritórios de advocacia em crimes de lavagem de dinheiro. Confira abaixo a matéria na íntegra.

_______________

PF apura elo de advogados com lavagem de dinheiro*

Sob supervisão do Ministério Público, a Polícia Federal abriu uma investigação para apurar o envolvimento de escritórios de advocacia em crimes de lavagem de dinheiro. O inquérito, ainda em fase inicial, nasceu da análise da movimentação bancária de alguns advogados, cujos nomes são mantidos em segredo.

Um deles já teve o pedido de quebra dos sigilos bancário e fiscal encaminhado ao Judiciário. A PF aguarda a decisão para dar seqüência às investigações. Suspeita-se que o profissional tenha emitido recibo por serviços que não realizou. Em troca de comissões, cedeu a sua conta para operações de lavagem de dinheiro.

Parte dos recursos, suspeitam os investigadores, nutriu o caixa dois de campanhas eleitorais. Analisando a movimentação de uma das contas, descobriu-se que recebeu grandes depósitos, seguidos de saques que, embora igualmente expressivos, deixaram um resíduo no banco. A suspeita é a de que o dinheiro remanescente seja a comissão do advogado.

Os dados bancários foram repassados ao Ministério Público e à Polícia Federal pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Vinculado ao Ministério da Fazenda, o órgão recebe do Banco Central informações sobre todos os saques acima de R$ 100 mil realizados na rede bancária. Sempre que identifica algo de suspeito, o Coaf é obrigado a reportar-se ao Ministério Público.

A PF utiliza os mesmos métodos de investigação que vem empregando para apurar a movimentação bancária clandestina dos marqueteiros Duda Mendonça e João Santana, suspeitos de terem enviado dinheiro ilegalmente para fora do país. Por esse motivo, o caso é acompanhado de perto também pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, vinculado ao Ministério da Justiça.

* Fonte: Folha de S.Paulo

____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...