MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Sebastião Amorim toma posse como presidente da APAMAGIS

Desembargador Sebastião Amorim toma posse como presidente da APAMAGIS

Da Redação

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Atualizado às 09:54


Desembargador Sebastião Amorim toma posse como presidente da APAMAGIS


APAMAGIS, 53 anos de lutas


No dia 19 de fevereiro de 1953, um grupo de 29 magistrados, liderados pelos juízes Manoel Thomaz Carvalhal, Arlindo Pereira e Pedro Barbosa Pereira, reuniu-se no Palácio da Justiça, a fim de formar uma associação beneficente de magistrados com o propósito de conceder benefícios, morais e financeiros, aos colegas que se encontravam em dificuldades.


Naquela mesma tarde, foi elaborado um estatuto para instalar a Sociedade Beneficente de Magistrados. Assim nasceu a Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS). É inegável que sua trajetória confunde-se com os fatos históricos do país e do próprio Poder Judiciário, uma vez que sempre esteve presente nos momentos marcantes da história, como colaboradora na elaboração de projetos de interesse da magistratura e da sociedade.


O novo presidente


O desembargador Sebastião Luiz Amorim foi o eleito em novembro passado para o biênio 2006/2007 para presidir a APAMAGIS. Amorim nasceu em Avaré, interior de São Paulo, em 31/10/1934. Fez seus estudos primários em Botucatu e os secundários, na Escola Caetano de Campos e Colégio Roosevelt, estes em São Paulo. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco) em 1959 (Turma Clóvis Bevilacqua).


Nomeado para o cargo de juiz de Direito, desempenhou as funções nas comarcas de Palmital, Poá, Osasco, sendo removido para a comarca da Capital, onde atuou como juiz auxiliar e, a seguir, foi juiz titular da Vara Distrital de Casa Verde e na 1ª Vara da Família do Foro Regional de Santana. Posteriormente, foi promovido, por merecimento, para exercer o cargo de juiz do Segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, do qual foi vice-presidente e presidente, nos biênios 1997/1999 e 1999/2001, respectivamente.


Amorim tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 1º de junho de 2001, tendo recebido o Colar do Mérito Judiciário. É autor de vários trabalhos jurídicos e literários publicados em revistas e jornais de todo o país.


Entre as propostas do novo presidente da APAMAGIS estão: trabalhar intensamente com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para desafogar os tribunais, acelerando a prestação jurisdicional, e dar continuidade ao projeto "Justiça e Cidadania também se aprendem na escola", que distribui revistas em quadrinhos com histórias sobre o funcionamento dos três Poderes e realiza palestras nas escolas, em linguagem simples, acessível ao público infanto-juvenil.


No evento, também serão empossados o 1º e 2º vice-presidentes da Entidade, desembargadores Henrique Nelson Calandra e Paulo Dimas de Paulo Mascaretti, respectivamente. E também os integrantes do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal, integrado pelos desembargadores Antonio Ernesto de Bittencourt Rodrigues, Antonio Raphael Silva Salvador, Carlos Teixeira Leite Filho, Fernando Geraldo Simão, Luiz Augusto de Siqueira (Guto), Marcus Vinícius dos Santos Andrade, Renzo Leonardi e Roque Antonio Mesquita de Oliveira.


Homenagem ao novo conselho superior da magistratura


Também hoje, durante a cerimônia de posse do presidente da APAMAGIS, serão homenageados os integrantes do novo Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo, Desembargadores Celso Luiz Limongi - Presidente do TJ, Caio Eduardo Canguçu de Almeida - Vice-Presidente, e Gilberto Passos de Freitas - Corregedor Geral do Tribunal de Justiça, bem como os Presidentes da Seção Criminal, Desembargador Luiz Carlos Ribeiro Dos Santos; da Seção de Direito Privado, Desembargador Ademir De Carvalho Benedito; e da Seção de Direito Público, Desembargador Sidnei Agostinho Beneti.


Confirmaram presença na cerimônia, entre outras, as seguintes autoridades: José de Alencar, Vice-Presidente da República; Cláudio Lembo, Vice-Governador do Estado de São Paulo; Rodrigo César Rebello Pinho, Procurador Geral da Justiça; Rodrigo Garcia, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; José Serra, Prefeito do Município de São Paulo; Rodrigo de Carvalho Collaço, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.


O evento será realizado hoje, dia 1º de fevereiro, a partir das 19h30, no Clube Monte Líbano, Avenida República do Líbano, 2267, entrada pela Rua Gama. Mais informações pelos telefones 3241-1288 - ramal 123 (com Gizele) ou 9936-8252 (com Reinaldo).
________________