MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito das Organizações Internacionais"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito das Organizações Internacionais"

O autor sustenta a necessidade de reformas estruturais da Organização das Nações Unidas, e o estabelecimento de um regime jurídico de controle da legalidade dos atos e omissões.

Da Redação

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Atualizado em 26 de setembro de 2014 13:36

Na obra "Direito das Organizações Internacionais" (Del Rey – 6ª edição – 904p.), o autor Antônio Augusto Cançado Trindade desenvolve um estudo aprofundado sobre os problemas jurídicos comuns como a personalidade jurídica, interpretação de poderes, delimitações de competências, capacidade de celebrar tratados, estrutura e funcionamento, processo decisório, natureza e efeitos jurídicos das resoluções, privilégios e imunidades, segurança coletiva e preservação da paz internacional, dentre outros.

O livro alcança sua quinta edição, revista ampliada e atualizada, em um momento histórico particularmente denso,com implicações profundas para o futuro imediato da comunidade internacional organizada.

Com base também em sua própria e vasta experiência internacional, o professor Cançado Trindade examina, ademais, a extensão da atuação das Organizações Internacionais a nova áreas da atividade humana, e seu empenho na busca da realização do ideal da justiça internacional. Enfim, analisa as perspectivas das cartas constitutivas das Organizações Internacionais.

O exame da matéria atém-se tanto à teoria como à prática internacional, abordando numerosos exemplos que se estendem desde a adoção da Carta das Nações Unidas (1945) até o conflito armado no Iraque (2003) e desenvolvimentos mais recentes. O autor sustenta a necessidade de um regime jurídico de controle da legalidade dos atos (e omissões) tanto dos Estados-Membros como dos órgãos políticos internacionais.

Sobre o autor :

Antônio Augusto Cançado Trindade é Ph.D. (Cambridge) em Direito Internancional. Ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Juiz da Corte International de Justiça (Havaí). Professor Emérito de Direito Internacional da Universidade de Brasília e professor titular do Instituto Rio Branco (1978-2009). Professor Honorário da Universidade de Utrecht. Ex-consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (1985-1990). Membro Titular do Institut de Droit International, e do Curatorium da Academia de Direito Internacional da Haia. Membro das Academias Mineira e Brasileira de Letras Jurídicas. Presidente da Sociedade Latino-Americana de Direito Internacional.

_________

Ganhadora

Rosa Lia Giorlando Grinberg, do Bradesco, de SP

__________

Editora Del Rey BH Ltda

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA