MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anti-reforma

Anti-reforma

Revoltados, magistrados fazem ato contra reforma

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2003

Atualizado às 11:21

 

Mobilização anti-reforma

 

Revoltados com a proposta de reforma, milhares de juízes federais e estaduais, procuradores da República e promotores de Justiça realizaram ontem atos de protesto nas principais capitais do País, na maior mobilização já realizada pelas categorias jurídicas do funcionalismo. Eles decidiram ampliar a mobilização para pressionar os deputados.

 

A possibilidade de greve também não está descartada pelos juízes trabalhistas, segundo o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Grijalbo Coutinho. Em Porto Alegre, ontem, o protesto paralisou as atividades de 21 das 23 varas do TRT.

 

Em São Paulo, cerca de 100 magistrados e promotores aplaudiram o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB) quando ele declarou: “Vou decepcioná-los, vou dizer a realidade: o Congresso não vai fazer o que vocês esperam. Lula, em 98, disse que o Congresso tinha 300 picaretas e ele já fez acordo hoje com os 300 picaretas.”

 

O petebista foi novamente aplaudido quando falou sobre o ministro-chefe da Casa Civil. “Se a gente tomar por base o que o José Dirceu está fazendo, dá saudade do Golbery (Golbery do Couto e Silva, ministro do regime militar) e do Serjão (Sérgio Motta, ministro do governo Fernando Henrique)”.Sá recomendou aos juízes que pressionem os deputados em suas bases. “O deputado é pressionável, vocês devem mostrar que se continuar fazendo esse jogo da negociação e da negociata ele poderá ser prejudicado duplamente, até porque sou deputado e eu sei bem: deputado tem medo da base dele”.

 

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Marrey, afirmou que a mobilização não busca manter privilégios. “É uma desonestidade intelectual dizer que é privilégio aquilo que o Estado ofereceu aos juízes e procuradores há décadas”, reagiu.

 

“Ingressamos nas carreiras pela porta da frente, por concurso de provas e títulos, e aceitamos as condições que o Estado, unilateralmente, estabeleceu”.Para Marrey, as mudanças propostas “levam a resultados funestos, em termos de recrutamento dos melhores talentos”. Ele advertiu que “não se deve amputar direitos constitucionais visando unicamente a se tornar atraente aos mercados, particularmente ao mercado financeiro”.

 

Judiciário fecha posição hoje em reunião no STF

 

Presidentes de tribunais de todo o País definirão hoje no STF a posição institucional do Judiciário sobre a reforma da Previdência. Espera-se uma rejeição maciça à proposta do governo de acabar com a aposentadoria integral dos juízes.

 

A reunião de hoje foi convocada no dia 5, durante o discurso de posse do ministro Maurício Corrêa na presidência do STF. Na cerimônia, à qual esteve presente o presidente Lula, Corrêa afirmou estar preocupado com a possibilidade de mudança na aposentadoria de milhares de juízes. “Seria omisso se não deixasse expressa a preocupação.”
____________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...