MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB homenageia em vídeo advogados ofendidos no exercício profissional
Advocacia

OAB homenageia em vídeo advogados ofendidos no exercício profissional

Veja o vídeo.

Da Redação

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Atualizado às 08:57

A OAB Nacional lançou o vídeo "A Voz da Defesa", no qual relembra e desagrava advogados que sofreram ofensas verbais, morais ou físicas no exercício da profissão. No vídeo, os diretores da entidade dão depoimentos, bem como presidentes de seccionais, diretores de órgãos da OAB ligados a prerrogativas e duas advogadas vítimas do abuso de autoridades.

Ao todo, três temas são abordados: "Violação do Direito de Defesa"; "Abuso de Poder"; e "Agressões a advogados: crime contra a cidadania". Em uma de suas declarações, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirma que "sem advogado não há devido processo legal, inexiste justiça, falecem os direitos da pessoa humana, naufraga o Estado de direito".

O coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado da OAB Ceará, José Navarro, narra o episódio envolvendo os advogados Angelo Roncalli Tavares Rocha e Francisco Alencar Martins Filho, impedidos - pela juíza da 12ª vara Criminal de Fortaleza - de apresentar procuração no ato da audiência.

Há também a participação das advogadas Maria Madalena Selvatici Baltazar, ofendida em sentença proferida pelo juiz do TRT/ES, e Elizângela dos Santos Silva, que teve o nariz quebrado por um inspetor de polícia em uma delegacia de Canindé, interior do CE, e foi ameaçada por outros policiais ao denunciar a agressão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas