MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MEC é responsável por documentos acadêmicos de faculdade descredenciada
Educação

MEC é responsável por documentos acadêmicos de faculdade descredenciada

Decisão é da JF/SP.

Da Redação

sábado, 11 de outubro de 2014

Atualizado em 9 de outubro de 2014 15:11

A União Federal deverá organizar e assegurar a conservação de toda a documentação acadêmica que se encontra nas dependências da desativada FADISC - Faculdades Integradas de São Carlos, entidade mantida pelo IPESU - Instituto Paulista de Ensino Superior Unificado.

Decisão é do juiz Federal Jacimon Santos da Silva, titular da 2ª Vara em São Carlos/SP, que visa garantir o direito dos ex-alunos a obterem seus diplomas, já que a instituição foi descredenciada pelo MEC em 2011.

De acordo com a autora da ação, uma ex-aluna do curso de Direito, sua colação de grau aconteceu em 29/10/10 e em meados de 2011 ela formalizou o pedido, mas a instituição, além de não fornecer o documento, encerrou irregularmente em 2012 as suas atividades acadêmicas, deixando inúmeros alunos e ex-alunos sem ter acesso aos seus documentos.

"O diploma e o histórico escolar, ao lado de outros documentos, são necessários ao registro da conclusão do curso, sem os quais, em regra, o ato administrativo não poderá ser ultimado", afirmou o juiz.

A decisão menciona a portaria 255/90 do MEC que diz ser dele mesmo a responsabilidade pelo recolhimento de todo o arquivo no caso de suspensão definitiva das atividades da instituição de ensino superior.

Para Jacimon Santos, o MEC tinha ciência da situação da instituição e da circunstância desfavorável em se manter a FADISC como depositária da documentação acadêmica e não adotou no despacho de descredenciamento a providência para assumir a responsabilidade pela guarda.

"Na qualidade de supervisor nacional do ensino superior, o MEC (União) é responsável por adotar medidas que evitem danos coletivos aos alunos, incluindo guardar a documentação acadêmica ou designar uma instituição guardião."

Por fim, o juiz requisitou o imediato auxilio da PM para realizar policiamento permanente para impedir a entrada de qualquer pessoa não autorizada nas dependências da FADISC, para que nenhum outro dano seja causado na documentação acadêmica dos alunos.

  • Processo : 0001727-69.2014.403.6115

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...