MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TV Globo deve reintegrar diretor de imagens demitido sem justa causa
Justiça do Trabalho

TV Globo deve reintegrar diretor de imagens demitido sem justa causa

O reclamante, que é deficiente físico, laborou por quase 20 anos para a Globo e estava a dois anos da aposentadoria.

Da Redação

sábado, 18 de outubro de 2014

Atualizado em 17 de outubro de 2014 09:52

A juíza do Trabalho Valéria Nicolau Sanchez, da 66ª vara de SP, concedeu tutela antecipada para reintegrar um diretor de imagens da TV Globo ao trabalho.

No caso, o diretor sustentou ser benefíciário de estabilidade provisória, nos termos da cláusula 33ª da CCT 2012/14, aplicável à sua categoria, bem como estabilidades provisórias previstas nos artigos 93, parágrafo primeiro, e art. 118 da lei 8.213/91. O reclamante, que é deficiente físico, laborou por quase 20 anos para a Globo.

Para a magistrada, restou incontroverso que o diretor foi dispensado sem justo motivo em 14/03/2014, "bem como que preenchia junto à reclamada vaga destinada à cota de pessoas portadoras de deficiência, nos termos da lei nº 8.213/91, artigo 93".

Ainda, o reclamante tinha menos de dois anos para alcançar a aposentadoria quando foi dispensado.

"A reclamada não demonstrou, conforme lhe competia, que antes da dispensa do trabalhador, ora reclamante, que prestara-lhe serviços por quase vinte anos, tenha solicitado do obreiro, por escrito e contra-recibo, informações sobre o seu tempo de serviço para fins de aplicação da norma coletiva invocada."

Assentou também a juíza que não foi efetivada a contratação prévia de trabalhador substituto para a vaga reservada para deficientes, conforme exigência legal.

Ao conceder a liminar diante do fumus boni iuris, a magistrada ponderou que "o princípio da continuidade da relação de emprego é basilar no Direito do Trabalho" (grifos nossos). O trabalhador foi reintegrado ao posto e retornou às atividades em 13/10.

O advogado Kiyomori Mori, do escritório Mori, Toni e Costa Teixeira Advogados, atuou na causa pelo reclamante.

  • Processo : 0001561-88.2014.5.02.0066

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA