MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alma da advocacia é generosa e trabalha para um país melhor, afirma Lewandowski
Conferência Nacional dos Advogados

Alma da advocacia é generosa e trabalha para um país melhor, afirma Lewandowski

Presidente do STF participou da abertura solene da Conferência.

Da Redação

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Atualizado às 14:43

Teve início na manhã de hoje, 20, a "XXII Conferência Nacional dos Advogados", no RJ. As boas-vindas ficaram por conta do presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que ressaltou a importância de a OAB realizar um evento deste porte para discutir, acima das questões advocatícias, grandes temas de interesse do país.

Em seguida, falou o presidente do STF, ministro Lewandowski. Ao citar o papel dos advogados na sociedade, o ministro lembrou que "a alma da advocacia é muito generosa, enfrentou lutas e sacrifícios e trabalha para que tenhamos um país melhor".

 Na ocasião, Lewandowski defendeu a necessidade de uma reforma política no Brasil e criticou o atual modelo de financiamento de campanha. Para o ministro, "é grande o desafio do atual momento da democracia. O financiamento de campanha por empresas privadas desequilibra a paridade de armas, privilegiando o capital em desfavor da cidadania". Lewandowski disse ainda que "não é possível que as campanhas sejam milionárias, onde as ideias e os programas sejam deixados de lado, como uma verdadeira guerra de marketing".

Participaram também da abertura o vice-presidente da República Michel Temer; o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo; e o presidente da OAB/RJ Felipe Santa Cruz.

Encontro da advocacia

A XXII Conferência Nacional dos Advogados acontece no Riocentro, no RJ, entre os dias 20 e 23/10, confirmando o título de maior e mais importante evento jurídico da América Latina. Organizada a cada triênio pela OAB, a Conferência de 2014 já atingiu dois recordes históricos: o de público, aproximando-se dos 16 mil inscritos (mais do dobro dos sete mil da marca anterior) e de palestrantes, com 250 convidados, incluindo grandes nomes do cenário jurídico nacional e até internacional.

Ao longo de quatro dias, o pavilhão 4 do Riocentro abrigará, além de 40 painéis de debates, uma extensa programação paralela com conferências magnas, eventos especiais, bate-papos culturais, feira jurídica e shows. O objetivo é reunir os maiores nomes do Direito e de outras áreas para lançar luz nas questões que guiarão a conduta da OAB pelos próximos anos, pautando suas ações para a contínua melhoria das instituições democráticas do país - missão republicana da Ordem há mais de 80 anos.

Entre os participantes estão o constitucionalista Michel Temer, vice-presidente da República, Ricardo Lewandowski, presidente do STF, José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, Luís Roberto Barroso, Teori Zawaski e Carmen Lúcia, ministros do STF, e Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça de FHC.

__________________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas