MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada com dedicação exclusiva tem negado pedido de horas extras
Justiça do Trabalho

Advogada com dedicação exclusiva tem negado pedido de horas extras

Reclamante sabia de antemão para quais atribuições e carga horária estava sendo contratada.

Da Redação

domingo, 26 de outubro de 2014

Atualizado em 25 de outubro de 2014 14:41

Nos termos do artigo 20 da lei 8.906/94, a jornada de trabalho do advogado empregado não poderá exceder a duração diária de quatro horas contínuas e a de 20 horas semanais, salvo acordo ou convenção coletiva ou em caso de dedicação exclusiva. E, nesse último caso, só será remunerado como extra o tempo que exceder a jornada normal de oito horas diárias.

Foi por esse fundamento que a juíza Fabiana Alves Marra, em atuação na 35ª vara do Trabalho de Belo Horizonte, negou o pedido de uma advogada que pretendia receber horas extras, alegando que trabalhava das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com uma hora de intervalo para refeição. O TRT da 3ª região manteve a sentença.

A magistrada observou que a reclamante foi contratada em regime de dedicação exclusiva, o que pôde ser verificado pela jornada que lhe era imposta e pelo documento denominado "Solicitação de Contratação de Funcionário", onde estão especificadas todas as atividades desempenhadas por ela.

A julgadora destacou que a testemunha arrolada pela autora, então assessor jurídico da ré, foi quem solicitou a contratação da reclamante para trabalhar em jornada de 40 horas semanais

No entender da magistrada, a carga horária e as atribuições destinadas à reclamante só são compatíveis com o regime de dedicação exclusiva, o que torna inequívoco que a contratação se deu por esse regime. E ela sabia de antemão para quais atribuições e carga horária estava sendo contratada.

Assim, a juíza julgou improcedente o pedido de pagamento de horas extras. A advogada interpôs recurso ordinário, mas a sentença foi mantida pelo TRT.

  • Processo relacionado : 0000884-18.2013.5.03.0114

Patrocínio

Patrocínio Migalhas