MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB adia formação das listas para vagas nos TRFs da 1ª e 5ª região
Quinto

OAB adia formação das listas para vagas nos TRFs da 1ª e 5ª região

JF/DF concedeu tutela antecipada para advogado do Senado que teve inscrição impugnada.

Da Redação

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atualizado às 09:11

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, informou nesta quarta-feira, 29, que a diretoria decidiu adiar as sessões extraordinárias concernentes à formação das listas sêxtuplas constitucionais destinadas à advocacia nos TRFs da 1ª e 5ª região.

As sessões estavam designadas para os dias 3 e 4/11, para preencher vagas em virtude das aposentadorias do desembargador Federal Carlos Olavo Pacheco de Medeiros e da desembargadora Federal Margarida de Oliveira Cantarelli.

A diretoria decidiu pelo adiamento tendo em vista decisão do juízo da 3ª vara Federal do DF em ação ajuizada pelo advogado Alberto Machado Cascais Meleiro, que teve o seu pedido de inscrição impugnado pelo advogado João Olinto Garcia de Oliveira.

Cascais, que é Advogado-Geral do Senado, pleiteou em antecipação de tutela que por ocasião do julgamento da impugnação não fosse aplicado o disposto no § 1º do art. 7º do provimento 102 da OAB, que impõe proibição de se candidatar aquele que esteja ocupando cargo exonerável ad nutum por ocasião da inscrição, obtendo o deferimento do pedido nesse tópico.

Também sustentou que o julgamento da impugnação na mesma data da realização da sessão de escolha da lista sêxtupla impede o exercício do direito de defesa, elidindo a possibilidade de recurso.

De acordo com o ofício 48/14, o presidente do Conselho Federal diz que a liminar será agravada “para restabelecer in totum a autoridade do Plenário do Conselho Federal”.

  • Processo : 69884-48.2014.4.01.3400

___________

Ofício Circular n. 048/2014-GOC.

Brasília, 29 de outubro de 2014.

Senhora Conselheira, senhor Conselheiro Federal.

Cumpre-me levar ao conhecimento de V.Exa. que a Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu, nesta data, adiar as sessões extraordinárias outrora designadas para os dias 03 e 04 de novembro de 2014, às 18 horas e 9 horas, respectivamente, concernentes à formação das listas sêxtuplas constitucionais para o preenchimento das vagas de Desembargador Federal destinadas à Advocacia nos Tribunais Regionais Federais da 1ª Região e da 5ª Região, em virtude das aposentadorias do Desembargador Federal Carlos Olavo Pacheco de Medeiros e da Desembargadora Federal Margarida de Oliveira Cantarelli.

A deliberação da Diretoria reporta-se à decisão proferida pelo Juízo da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal nos autos da Ação Ordinária n. 69884-48.2014.4.01.3400, ajuizada pelo advogado Alberto Machado Cascais Meleiro (OAB/DF 9334), que teve o seu pedido de inscrição no procedimento impugnado pelo advogado João Olinto Garcia de Oliveira (OAB/GO 7484 e OAB/TO 546-A).

Na ação, o advogado citado, que é Advogado-Geral do Senado Federal, pleiteou, em sede de antecipação de tutela, que por ocasião do julgamento da impugnação não fosse aplicado o disposto no § 1º do art. 7º do Provimento n. 102/1994-CFOAB, que impõe proibição de se candidatar aquele que esteja ocupando cargo exonerável ad nutum por ocasião da inscrição, obtendo o deferimento do pedido nesse tópico.

Outro fundamento da ação – a demandar a necessidade de prévio pronunciamento do Conselho Pleno e, portanto, motivar o posicionamento da Diretoria – reside na alegação de que o julgamento da impugnação em tela na mesma data da realização da sessão de escolha da lista sêxtupla impede o exercício do direito de defesa, elidindo a possibilidade de recurso (art. 8º, § 2º, do provimento citado).

Ao informar que a decisão liminar concedida será agravada para restabelecer in totum a autoridade do Plenário do Conselho Federal e que a Diretoria designará oportunamente novas datas para a realização das respectivas sessões extraordinárias, colho o ensejo para renovar os protestos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

Marcus Vinicius Furtado Coêlho

Presidente

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA