MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ veda reeleição a cargos diretivos no TJ/RJ
Proibição

CNJ veda reeleição a cargos diretivos no TJ/RJ

Segundo o Conselho, resolução do TJ/RJ violou o artigo 102 da LC 35/79.

Da Redação

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Atualizado às 08:21

O CNJ ratificou liminar que suspendeu os efeitos do artigo 3º da resolução TJ/TP/RJ 01/14 do TJ/RJ, que autorizava a reeleição aos cargos diretivos, desde que com intervalo de dois mandatos. Seguindo precedente do Conselho, o relator, Paulo Teixeira, reiterou que a reeleição a cargos de direção de tribunal é proibida.

Segundo a decisão de Teixeira, a norma violou o artigo 102 da LC 35/79 (Loman). De acordo com a legislação, é proibida a reeleição para qualquer cargo de direção de tribunal. A Loman também torna inelegíveis para a alta administração das cortes os desembargadores que tiverem exercido "quaisquer cargos de direção por quatro anos, ou o de Presidente".

"O legislador inspirou-se no princípio da alternância do preenchimento dos cargos de direção, de modo a evitar, inclusive, que magistrados afastem-se de suas funções judicantes (que são suas atribuições finalísticas) por longos períodos. Há precedentes do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e deste Conselho em sentido diametralmente oposto ao que restou resolvido pelo tribunal requerido. Ou seja, parece-me que o referido dispositivo realmente constitui ato contrário à lei e aos princípios que a inspiraram."

O conselheiro relata dois processos que questionam a resolução do TJ fluminense, publicada em setembro passado. A eleição aos cargos diretivos do TJ/RJ está prevista para dezembro de 2014. A liminar que suspende a possibilidade de reeleição permanece válida até que o CNJ julgue o mérito da questão.

  • Processo: PCA 0006190-18.2014.2.00.0000

Confira a íntegra da liminar.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA