MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB cria departamento para monitorar violência contra advogados
Segurança advocatícia

OAB cria departamento para monitorar violência contra advogados

Órgão visa garantir o livre exercício profissional dos causídicos.

Da Redação

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Atualizado às 09:36

A diretoria da OAB Nacional instituiu, por meio da resolução 5/14, a criação do Departamento Nacional de Controle, Monitoramento e Acompanhamento dos Atos de Violência Cometidos contra Advogados. O novo departamento tem o intuito de garantir a segurança e o livre exercício profissional da classe advocatícia.

"O objetivo será controlar, monitorar e acompanhar as violações de prerrogativas profissionais que impliquem no cerceamento ao livre exercício profissional dos advogados", esclarece o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

As atenções do setor estarão voltadas, principalmente, a casos que envolvam violência física e psicológica, assédio moral, ameaças, atentados à vida, sequestros, desaparecimentos e homicídios.

Recomendado pelo Colégio de Presidentes de Seccionais, o órgão deve auxiliar a diretoria e o Conselho Federal, além da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas.

Outra atribuição do novo departamento será efetuar pesquisa histórica e elaborar estatísticas para divulgação no Brasil e em outros países. Além disso, deve propor a entidades de advogados de outros países que instituam departamentos similares, e à ONU que proceda no mesmo sentido, visando garantir o livre exercício profissional e a proteção aos direitos humanos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas