MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Encontro histórico

Encontro histórico

Lula se encontra com Bush

Da Redação

sexta-feira, 20 de junho de 2003

Atualizado às 12:14

 

Novo encontro

 

Lula e Bush, se encontram hoje na Casa Branca para a primeira reunião de cúpula entre os dois países.

O encontro vai resultar na criação de comissões bilaterais nas áreas de energia, agricultura, ciência e tecnologia e deve ser pautado pela disposição americana de concluir a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) dentro do prazo, em janeiro de 2005.

Uma das principais decisões será a criação da Comissão de Comércio Agrícola, com o objetivo de aparar as diferenças entre Brasil e EUA que estão emperrando as negociações da Alca.

 

Segundo definição da embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak, "Lula e Bush parecem não ser parceiros prováveis, mas eles têm uma mesma visão dos problemas a enfrentar".

 

O embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa, afirmou que o encontro, "histórico", definirá uma "agenda positiva para as prioridades dos dois países em várias áreas".

 

Lula e Bush estarão juntos por quase três horas hoje. A partir das 10h50 (11h50 em Brasília), terão uma reunião fechada de meia hora seguida de encontro que reunirá dez ministros brasileiros e seus correspondentes americanos.

 

Ao meio-dia, haverá um almoço que vai marcar o encerramento da reunião e o anúncio das parcerias entre Brasil e EUA.

 

Ainda durante a tarde, na embaixada brasileira, Lula se encontrará com o diretor-gerente do FMI, Horst Köhler e com o presidente do Banco Mundial, James Wolfersohn, em audiências separadas.

 

Estão previstas também audiências ao presidente da American Federation of Labor Congress of Industrial Organizations (AFL-CIO), e ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias. Lula embarcará à noite para Brasília.

 

O secretário de Comércio norte-americano, Donald Evans, anunciou ontem, durante seminário, o envio de uma missão oficial dos EUA ao Brasil em novembro para aprofundar as negociações da Alca, onde os dois países são co-presidentes.

 

Usando o mesmo mote da campanha eleitoral de Bush em 2000 -o "conservadorismo com compaixão"-, Evans defendeu o que chamou de "livre comércio com compaixão" como saída para "reduzir a pobreza".

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...