MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Expressão "vinheria" não pode ser de uso exclusivo
Uso comum

Expressão "vinheria" não pode ser de uso exclusivo

Termo tem raiz na palavra vinho e, sendo assim, se torna uma expressão de uso comum.

Da Redação

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Atualizado às 17:12

A 1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP deu provimento a recurso da Vinheria Santa Clara para julgar improcedente ação movida pelo restaurante Vinheria Percussi, que pretendia a exclusividade sobre a expressão "vinheria".

O colegiado seguiu voto do relator, desembargador Ênio Santarelli Zuliani, para quem pretender a exclusividade da palavra "vinheria" "é decidir contra a livre-concorrência". "Muito embora a expressão possa ter sido utilizada com primazia pela autora, não lhe cabe a autoriza. O termo tem raiz na palavra vinho e, sendo assim, se torna uma expressão de uso comum."

"Palavras formadas pelos sufixos 'aria' e 'eria' como drogaria, churrascaria, doceria, choperia, hamburgueria, livraria entre outras não merecem o direito de exclusividade, já que são facilmente incorporadas ao dia a dia."

A Vinheria Percussi alegava que obteve o registro da marca nominativa "Vinheria" perante o INPI em 1987 e a conduta da empresa Santa Clara de usar a expressão como parte integrante do nome de seu estabelecimento geraria "confusão entre os consumidores".

O desembargador Zuliani lembrou, entretanto, não poder ser desprezado o fato de que em 1987 não havia no Brasil um segmento de produtos importados como existe hoje. "A partir de 1988 a política de importação ganhou força pela intenção de induzir a uma alocação mais eficiente de recursos através da competição externa, o que não permite fechar a mente para o fato de que na época da concessão do registro da marca Vinheria não existia a acirrada competição de hoje, com quadro econômico diferenciado." Segundo ele, hoje a politica é outra, o consumidor é outro e a CF, modernizada, incentiva a livre concorrência.

O magistrado ressaltou ainda que o pedido de registro da marca Vinheria Santa Clara - e que está em análise pelo INPI - se refere a uma marca mista que em nada se confunde com a marca nominativa da Vinheria Percussi.

"Segmentos explorados que, muito embora guardem comunhão em alguns pontos, possuem diferenças com volumes possíveis de estabelecer a coexistência pacífica e sem perigo ao consumidor, até porque o conjunto das imagens que distinguem os serviços e produtos são distintos."

Por unanimidade, a ação da Vinheria Percussi foi julgada improcedente e invertidos os ônus de sucumbência. Participaram do julgamento os desembargadores Maia da Cunha e Teixeira Leite.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas