MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP contesta nova relatoria das contas de campanha de Dilma
Redistribuição

MP contesta nova relatoria das contas de campanha de Dilma

Parquet alega que Regimento Interno do TSE prevê encaminhamento dos processos a ministro substituto da mesma classe.

Da Redação

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Atualizado às 09:21

O MP eleitoral pediu a reconsideração da decisão monocrática do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, que determinou a livre redistribuição das prestações de contas de campanha de Dilma Rousseff e do PT.

Após sorteio, realizado na última sexta-feira, 14, o novo relator da matéria passou a ser o ministro Gilmar Mendes - da classe dos ministros do STF -, tendo em vista o término do mandato do antigo relator, ministro Henrique Neves - da classe dos juristas -, no dia 13 de novembro.

Segundo o vice-procurador-Geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, o Regimento Interno do TSE, em seu art. 16, § 8º, prevê o encaminhamento dos processos ao ministro substituto da mesma classe. No caso, o relator seria o ministro Admar Gonzaga.

De acordo com o documento, outra questão a ser levada em consideração é o fato de a lista tríplice para preenchimento da vaga aberta com o término do 1º biênio do ministro Henrique Neves já se encontrar com a presidente, podendo haver a indicação para o cargo a qualquer momento.

"Diante de tal quadro, poder-se-ia pensar em situação teratológica com a manutenção da decisão ora questionada, qual seja, a recondução do Ministro Henrique Neves a essa Corte, circunstância que acarretaria a existência de dois relatores de classes diferentes para o mesmo feito, em expressa contrariedade ao Regimento Interno, e, ainda mais grave, que importaria em violação do princípio do juiz natural, consagrado no art. 5º, LIII e LIV, da Constituição Federal."

Aragão ainda afirma no pedido que a decisão impugnada não possui requisito da urgência que poderia justificar a eventual redistribuição. "Nos termos da Resolução TSE 23.406, o prazo final para a prestação de contas em questão se encerrará em 25 de novembro próximo, momento em que já poderá ter sido nomeado o ocupante do cargo."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas