MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ examina ação do Banco Volvo contra indenização de mais de meio milhão de reais

STJ examina ação do Banco Volvo contra indenização de mais de meio milhão de reais

Da Redação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Atualizado às 08:30


STJ examina ação do Banco Volvo contra indenização de mais de meio milhão de reais


A Terceira Turma do STJ deve apreciar pedido do Banco Volvo Brasil para que seja suspensa a execução provisória de uma indenização a ser paga pela instituição financeira e o Citibank Leasing. A indenização ultrapassa meio milhão de reais.

A medida cautelar apresentada pelo Banco Volvo foi apreciada pelo presidente do Tribunal, ministro Edson Vidigal, o qual entendeu que o pedido não apresentava os pressupostos necessários para a análise imediata, que são exigidos no artigo 21, inciso XIII, do Regimento Interno do STJ. Segundo o artigo 588 do CPC, é obrigação do exeqüente, ou seja, de quem promove uma execução judicial, reparar eventuais prejuízos sofridos pelo executado. Não seria, portanto, necessária a apreciação do processo durante as férias forenses. Assim, a ação será apreciada pelo ministro Castro Filho, relator da medida cautelar.

A ação inicial foi movida por Bezerra e Filhos Transportes pedindo indenização por danos morais e materiais e julgada parcialmente procedente. Ambas as partes apelaram e o TJ/RN deu provimento ao recurso interposto por Bezerra e Filhos Ltda para majorar o valor da indenização, fixando-o em R$ 516.232,86.

A defesa do Banco Volvo alegou que a execução provisória do novo valor da indenização causaria uma lesão grave e de difícil reparação. Os próprios requerentes teriam admitido que sua empresa estava "quebrada". A defesa argumentou ainda que algumas questões discutidas no recurso especial poderiam levar à nulidade da sentença e de diversos atos processuais, destacadamente por contrariar o artigo 165, o inciso II do artigo 458 e os incisos I e II do artigo 535 do CPC. Além disso, os princípios da proporcionalidade e razoabilidade não teriam sido observados.

A intenção da instituição é que a decisão da Justiça potiguar fique em suspenso até que o STJ analise um recurso especial também distribuído ao ministro Castro Filho (REsp 806.177).
__________________

Fonte: STJ

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...