MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Disponibilidade dos Direitos de Personalidade e Autonomia Privada"

Resultado do sorteio da obra "Disponibilidade dos Direitos de Personalidade e Autonomia Privada"

Da Redação

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Atualizado em 10 de fevereiro de 2006 09:12


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "Disponibilidade dos Direitos de Personalidade e Autonomia Privada" (257 p.), integrante da Coleção Prof. Agostinho Alvim,
escrito por Roxana Cardoso Brasileiro Borges gentilmente oferecido pela Editora Saraiva. Confira o ganhador abaixo.


Nesta obra aprende-se que os direitos de personalidade são indisponíveis, intransmissíveis, irrenunciáveis. Ocorre que tais características podem ser relativizadas em alguns casos. Este trabalho de Roxana Cardoso Brasileiro Borges busca analisar o alcance da autonomia jurídica individual no exercício desses direitos. Para apurar a margem de liberdade do particular na realização de negócios jurídicos que tenham por objeto direitos de personalidade, num primeiro momento investigam-se os princípios constitucionais e os conceitos que dão fundamento à disponibilidade.


Em seguida, a obra se aprofunda nos direitos de personalidade em espécie, oportunidade em que são examinadas questões relacionadas ao direito ao nome, à privacidade, ao próprio corpo, à imagem e outros.


Roxana Cardoso Brasileiro Borges

é Doutora em Direito pela PUCSP, Mestre em Direito pela UFSC, Professora nos cursos de Direito da UFBA, UCSal e Unifacs, em Salvador-BA e Advogada.
_________________

Ganhador:


Walter Theodor Simon
, da Secretaria da Receita Federal, de São Paulo/SP