MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF da 1ª Região confirma sentença de crime de denúncia caluniosa sobre delegado da RF

TRF da 1ª Região confirma sentença de crime de denúncia caluniosa sobre delegado da RF

Da Redação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Atualizado às 09:49


TRF da 1ª Região confirma sentença de crime de denúncia caluniosa sobre delegado da RF


A 3ª Turma do TRF-1ª Região confirmou sentença que condenou Admilton Figueiredo de Almeida e Ronaldo de Souza Moreira pelo crime de denunciação caluniosa sobre delegado da Receita Federal de Santarém/PA. Os dois réus utilizaram-se de terceiro com o objetivo consciente de denegrir a imagem do delegado por meio de representação judicial, que apurava crimes de tortura e abuso de autoridade, supostamente imputados àquela autoridade pública.

Segundo os autos, a representação judiciária que acusava o delegado de atos que configurariam tortura e perseguição, fora assinada por uma humilde pessoa que vivia em condições de miserabilidade e que, no entanto, tinha em seu nome a propriedade de empresa de revenda de cereais em Santarém/PA. O estado de pobreza do autor da representação demonstrou ser ele um testa de ferro, popularmente conhecido por laranja, que servia para encobrir crime contra a ordem tributária, que, pelo fato de já estar prescrito, impediu a atuação da justiça.

Desconhecendo ser o responsável pela empresa, o laranja confessou o fato, depois de negar inicialmente, ter sido coagido pelos dois acusados a assinar o termo de representação contra o delegado.


Segundo os magistrados, ficou comprovada a materialidade e autoria do crime, estando os acusados efetivamente por trás das falsas acusações e buscando de forma consciente prejudicar a credibilidade funcional do delegado. A Turma concluiu que houve dolo intenso na sucessão dos atos delituosos
_________________

Fonte: TRF da 1ª Região