MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Recebimento de denúncia por juízo incompetente não interrompe prescrição
Prerrogativa de foro

Recebimento de denúncia por juízo incompetente não interrompe prescrição

Decisão é do TRF da 5ª região.

Da Redação

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Atualizado às 07:33

O TRF da 5ª região, em voto relatado por Manoel de Oliveira Erhardt, assentou que o recebimento de denúncia por juízo incompetente “não pode produzir consequências” e, em consequência, gerar o efeito interruptivo da prescrição.

Na inicial, o parquet narrou que, em 21/12/01, os réus dispensaram indevidamente procedimento licitatório para a contratação de execução de obras de infraestrutura a serem realizadas na Edilidade, com recursos públicos repassados pela União.

A denúncia foi recebida por um juiz de 1º grau em 24/5/10, e naquela data um dos acusados exercia o cargo de prefeito municipal.

No entendimento de Manoel de Oliveira, já se verificava, portanto, a prerrogativa de foro do TRF em relação a um dos acusados. Para o relator, assim, o ato foi praticado por juiz absolutamente incompetente.

Mais ainda, não se pode cindir este julgamento para reconhecer como válido o recebimento da peça acusatória em relação àqueles que não eram detentores de prerrogativa de foro na ocasião em que praticado o ato pelo Juízo a quo, considerando tão somente inválido em relação ao detentor de prerrogativa, já que o MPF optou pela unidade de processo, certamente aplicando as figuras da conexão ou da continência para em uma só denúncia a todos acusar.”

Acordou o pleno do TRF, por maioria, em reconhecer a prescrição da pretensão punitiva em relação a todos os acusados, considerando que a pena máxima prevista para o delito do art. 89, da lei 8.666/93, é de cinco anos de reclusão, operando-se a prescrição da pretensão punitiva em 12 anos.

Dois dos réus tiveram representação, na causa, pela banca José Delgado & Dutra Advogados.

  • Processo : 0000559-46.2010.4.05.8401

Veja a íntegra do acórdão.

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS