MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituto Alana participa do lançamento da campanha ´Escola Para Todos´
Evento

Instituto Alana participa do lançamento da campanha ´Escola Para Todos´

Cartilha com orientações para pais visando a inclusão escolar será apresentada durante fórum na OAB/RJ.

Da Redação

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Atualizado às 08:03

O Instituto Alana, por meio do projeto Prioridade Absoluta, participará do lançamento da campanha 'Escola para Todos', do Movimento Down, na próxima sexta-feira, 28. O lançamento acontece durante o fórum "A Educação inclusiva nos últimos 25 anos", na OAB/RJ, às 9h. O objetivo da campanha é divulgar a cartilha "Educação Inclusiva: O que os pais precisam saber".

Criado pelo Instituto Alana em novembro de 2013, o Prioridade Absoluta buscar dar visibilidade e contribuir para a eficácia do artigo 227 da CF, que coloca as crianças em primeiro lugar nos planos e preocupações da nação. O projeto será o tema da palestra do advogado do Alana e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pedro Hartung, durante o fórum.

Elaborada pelo Movimento Down em parceria com o Coletivo dos Advogados do Rio de Janeiro e o Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da OAB/RJ, a cartilha "Educação Inclusiva: O que os pais precisam saber" apresenta os direitos da pessoa com deficiência com relação à educação, quais os benefícios da educação inclusiva e como pais e responsáveis podem proceder no caso de dificuldades com a escola.

A coordenadora geral do Movimento Down explica a importância da universalização do ingresso na educação: "O acesso à informação faz toda a diferença na vida de uma pessoa com síndrome de Down e de sua família, desde o nascimento. Por meio de informações atualizadas e de qualidade, é possível compreender que, assim como as outras pessoas, quem nasce com síndrome de Down vem ao mundo cheio de potencialidades", afirma Maria Antônia Goulart.