MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sistema controlará desarquivamento de processos no TJ/SE

Sistema controlará desarquivamento de processos no TJ/SE

Da Redação

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Atualizado às 07:58


Sistema controlará desarquivamento de processos no TJ/SE


Hoje começará a funcionar o Sistema de Protocolo da Gerência de Arquivo e Biblioteca do TJ/SE. O objetivo é controlar a entrada e a saída de processos que estão armazenados definitivamente no Arquivo Judiciário. Então, quando o juiz precisar analisar algum processo já arquivado, bastará o escrivão ou chefe de secretaria acessar o sistema e solicitar o envio dos autos.


Se não for necessário analisar o processo por inteiro, o usuário terá a opção de solicitar a digitalização de determinadas peças, como a sentença, por exemplo, e depois visualizar o pedido dentro do próprio sistema.


O novo serviço é especialmente importante porque a Instrução Normativa N° 18/2005 limitou o número de caixas de processos arquivados em Varas e Comarcas, devendo todo o excesso ser enviado para o Arquivo Judiciário. Nesse sentido, estão sendo feitos mutirões em todo o Estado para atender à recente norma.


As primeiras Varas a serem beneficiadas pelo sistema são as que compõem o Fórum Gumersindo Bessa. Mas a Diretoria de Tecnologia pretende estender o serviço a todo o Estado nos próximos quinze dias, quando ficará aposentada a forma de solicitações por e-mail.


Os pedidos de envio de processos da capital são atendidos em 24 horas e os do interior seguem por malote do próprio TJ, que sai uma vez por semana.


Dessa maneira, tanto as Varas e Comarcas terão melhores condições de trabalho, quanto o Arquivo Judiciário terá um meio avançado de atender as solicitações com maior prontidão.
___________________

Fonte: TJ/SE