MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demanda do consumidor por crédito cai 0,9% em outubro
Crédito

Demanda do consumidor por crédito cai 0,9% em outubro

No acumulado do ano a queda é de 6,4%, segunda pesquisa da Boa Vista Serviços S/A.

Da Redação

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Atualizado às 14:54

O indicador de Demanda por Crédito caiu 0,9% em outubro, em todo o país, expurgados os efeitos sazonais, de acordo com dados da Boa Vista Serviços S/A. Com este resultado, o indicador intensificou a sua trajetória de queda tanto nos valores acumulados no ano (-6,4%), quanto no acumulado dos últimos 12 meses (variando -5,5% no período que abrange novembro de 2013 até outubro de 2014 contra os 12 meses antecedentes). Na comparação contra outubro de 2013, também registra diminuição de 14,0%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na análise mensal com ajuste sazonal a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu -2,9%, enquanto para o segmento não-financeiro houve leve alta, de 0,5%.

O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de ajustes que possuem como objetivo uma retomada do consumo de crédito por parte dos consumidores. Contudo, pelo próprio caráter das medidas, mais estruturais, até o presente momento os impactos foram pouco significativos. Neste sentido, a análise da Boa Vista SCPC é de que pode ocorrer alguma reversão deste cenário somente em meados de 2015, suavizando o atual aperto monetário e consequentemente gerando maiores estímulos à demanda.

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito - Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

__________