MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório dos EUA que propôs ação contra Petrobras é especialista em defesa de investidores
Investidores x Petrobras

Escritório dos EUA que propôs ação contra Petrobras é especialista em defesa de investidores

Wolf Popper LLP alega já ter recuperado bilhões de dólares.

Da Redação

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Atualizado às 10:08

O escritório de advocacia norte-americano Wolf Popper LLP informou nesta segunda-feira, 8, que propôs uma ação coletiva contra a Petrobras em Nova York, em nome dos investidores que compraram American Depositary Receipts (ADRs) no período de 20 de maio de 2010 a 21 de novembro de 2014. ADRs são recibos que representam ações da empresa brasileira e são listados na Bolsa de Valores de Nova York.

Apesar de ser uma ação coletiva, na verdade, ainda há apenas um investidor como autor. Porém, o escritório informa que outros acionistas interessados ainda podem ingressar na ação. Qualquer pessoa que tenha comprado ADRs da Petrobras poderá tentar reaver os prejuízos sofridos.

Conforme explicou o escritório Almeida Advogados, que atua no caso juntamente com a banca norte-americana, nos Estados Unidos a ação coletiva (class action) é proposta, inicialmente, de forma individual, sendo formulado um pedido específico para seja tornada coletiva. "Uma vez aceito este requerimento, chamado de certification, o público em geral, entendendo compartilhar daquela situação tratada, possuirá um prazo de 60 dias para se habilitar como parte na ação e, assim, tornar-se litisconsorte."

Na ação, o Wolf Popper alega que a petroleira violou artigos da lei que regula o mercado de capitais dos EUA, a Securities Exchange Act, ao emitir declarações falsas e enganosas e não revelar "a cultura de corrupção dentro da companhia, com um esquema multibilionário de lavagem de dinheiro e subornos desde 2006".

O escritório

Fundado há mais de 65 anos, o Wolf Popper LLP é reconhecido, principalmente, por sua atuação na área de litígio de títulos e de governança corporativa. Também se dedica a atender casos de fraude ao consumidor e transações corporativas como fusões e aquisições.

Segundo informações do site, o Wolf Popper, que também tem filial em Porto Rico, já atuou em mais de mil ações nos tribunais estadunidenses e, desde 1960, quando começou a defender investidores fraudados, alega já ter recuperado bilhões de dólares.

O escritório é especialista em ações coletivas, só neste ano atuou em várias causas contra grandes empresas. Assim como no caso da Petrobras, atuou contra a petroleira ATP Oil & Gas Corporation em favor de investidores. O escritório alega que a empresa fez declarações falsas com relação à sua condição financeira.

Pelo mesmo motivo, foi ajuizada uma ação coletiva contra a Penn Ocidental Petroleum, em agosto deste ano. Nesse caso, o escritório também convocou investidores para demandarem contra a empresa, alegando que a companhia atenuou os custos operacionais e sobreavaliou as despesas de capital e royalties.

Em setembro deste ano, o Wolf Popper não obteve sucesso em uma ação coletiva contra a Avon. Um juiz federal de Nova York não conheceu da ação, na qual a empresa e seus executivos foram acusados de inflacionar os preços das ações. Para o juiz, os investidores não conseguiram demonstrar que a Avon teve intenção de fazer declarações falsas.

Confira a íntegra da ação.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...