MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ adia análise de inclusão em liquidação de expurgos inflacionários não discutidos no processo
Planos econômicos

STJ adia análise de inclusão em liquidação de expurgos inflacionários não discutidos no processo

Ministro Luis Felipe Salomão votou a favor da inclusão.

Da Redação

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Atualizado às 13:30

Em execução de sentença, uma vez determinada a inclusão no cálculo da correção monetária de expurgos inflacionários referentes a um plano econômico específico, pode o magistrado incluir os expurgos relativos a planos subsequentes? Para o ministro Luis Felipe Salomão, sim.

Submetido à sistemática dos recursos representativos de controvérsia, previsto no artigo 543-C do CPC, o REsp 1.314.478 foi levado à 2ª seção do STJ nesta quarta-feira, 10, e tratava especificamente da hipótese de condenação referente aos expurgos inflacionários do Plano Verão (janeiro de 1989).

Após a leitura do voto do relator, negando provimento ao recurso da CEF contra acórdão da JF neste sentido, pedido de vista do ministro João Otávio Noronha adiou a decisão definitiva sobre a matéria para a próxima sessão do colegiado, a ser realizada apenas em 2015.

Expurgos inflacionários

O recurso levado a julgamento é o da CEF contra decisão do TRF da 4ª região. A decisão aponta jurisprudência do próprio STJ segundo a qual não constitui ofensa à coisa julgada nem à preclusão a inclusão de expurgos inflacionários no cálculo da correção monetária, em execução de sentença, ainda que essa questão não tenha sido debatida no processo de conhecimento.

No STJ, a CEF insistiu na ofensa à coisa julgada, já que a sentença que reconheceu o direito aos expurgos referidos não tratou dos demais planos econômicos, razão pela qual não poderiam ser incluídos no cálculo de liquidação. Apontou, ainda, divergência jurisprudencial e violação da lei 8.177/91, que estabelece regras para a desindexação da economia.

Na sessão realizada na manhã de hoje, o ministro Luis Felipe Salomão proferiu voto breve no qual assentou que STF e STJ tem jurisprudência com base sólida no sentido de que é legítima a atualização do valor devido, embora não tenha sido estipulado na inicial ou na sentença.

Desta forma, o relator encaminhou a tese para avaliação dos ministros de que "a sentença exequenda reconheceu o direito dos poupadores aos expurgos inflacionários decorrentes do Plano Verão (janeiro de 1989), e não ofende a coisa julgada a incidência dos expurgos posteriores a título de correção monetária plena do débito, que terá como base de cálculo o saldo existente ao tempo do referido plano econômico, e não os valores de eventuais depósitos da época de cada plano subsequentes".

Pediu vista, ainda, do REsp 1.392.245/DF, que trata de matéria similar, o ministro Moura Ribeiro.

Juros remuneratórios

Em outro processo submetido à sistemática dos repetitivos, também referente a planos econômicos, discutiu-se na sessão de hoje a possibilidade de inclusão de juros remuneratórios na fase de cumprimento individual de sentença, na hipótese de não haver condenação a tal rubrica no título judicial formado em sede de ação civil pública.

No caso, o Santander interpôs o REsp 1.371.688 contra decisão do TJ/SP alegando que, além de dissídio jurisprudencial, houve violação à coisa julgada formada em ação civil pública, "vez que à falta de condenação descabe a inclusão de juros remuneratórios na fase de cumprimento individual de sentença".

O ministro Salomão deu provimento ao recurso para afastar a incidência dos juros remuneratórios, destacando que a jurisprudência é bem delineada no sentido de não permitir incidência de tais juros na fase de execução, se a sentença foi omissa quanto ao ponto. "Não tendo havido condenação expressão ao pagamento dos juros remuneratórios na sentença, não cabe inclusão na fase de execução."

O ministro Noronha também pediu vista dos autos com relação a esta questão.