MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aprovado PL que institui taxa única de serviço judicial no RS
Custas judiciais

Aprovado PL que institui taxa única de serviço judicial no RS

Projeto segue agora para sanção governamental.

Da Redação

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Atualizado às 08:23

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do RS aprovou o PL 82/11, que institui a taxa única de serviço judicial, por meio da apresentação de uma proposta de substituição do atual regimento de custas e taxa judiciária. O projeto segue agora para sanção governamental.

A aprovação foi consequência do encaminhamento pelo presidente do TJ/RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, em agosto deste ano, de mensagem retificativa ao projeto original, datado de 2011.

O projeto prevê diversas alterações no atual regimento de custas judiciais (lei 8.121/85) e à taxa judiciária (lei 7.221/78). Segundo o presidente do TJ, a nova sistemática abrange várias atividades forenses, concentrada em uma única taxa que se revela mais adequada que a vigente anteriormente. As alterações, conforme o desembargador, promovem a redução dos custos à população, além da simplificação do sistema vigente.

A aprovação da matéria ainda em 2014 permitirá a implementação das mudanças já a partir do ano que vem. Antes de ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Confira a íntegra do PL.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas