MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRE elege novo presidente

TRE elege novo presidente

Da Redação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Atualizado em 15 de fevereiro de 2006 15:45


TRE/SP elege novo presidente


Hoje o plenário do TRE/SP elegerá os novos presidente e vice-presidente da Corte e marcará a data de suas posses. A eleição, que indicará como presidente o desembargador Paulo Henrique Barbosa Pereira e como corregedor regional eleitoral, o desembargador Marco César Müller Valente, formalizará o sistema de rodízio utilizado no Tribunal, que escolhe para o cargo de presidente o desembargador mais antigo no TRE.


Atual presidente em exercício, Paulo Henrique Barbosa Pereira, 67 anos, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, iniciou sua atividade profissional como promotor público, atuando nas comarcas de Bauru, Araraquara, São Bento do Sapucaí, Igarapava, Osasco e São Paulo, tendo sido promovido para procurador da Justiça em julho de 1982. Ingressou na magistratura, em março de 1983, como juiz do extinto 1º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, pelo critério do quinto constitucional. É desembargador do Tribunal de Justiça desde agosto de 1989.


Marco Cesar Müller Valente, 65 anos, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica - PUC, ingressou na magistratura, em setembro de 1966. Exerceu a judicatura em Barretos, Miracatu e Pereira Barreto, vindo para São Paulo em dezembro de 1969. Em março de 1983 foi promovido para o extinto 1º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo. É desembargador do Tribunal de Justiça desde fevereiro de 1987.


De acordo com a Constituição Federal, o Tribunal é composto por sete juízes, sendo dois desembargadores, dois juízes de direito, dois juristas e um juiz do Tribunal Regional Federal.


Ao presidente do TRE incumbirá a direção dos trabalhos pertinentes às eleições gerais de 1º de outubro, quando serão eleitos o presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.


A eleição com a urna eletrônica acontece dia 16 (quinta-feira), às 16 horas, no plenário do Tribunal, 14º, rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, São Paulo.
__________________