MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Enquanto sentença condenatória não transita em julgado não há prescrição da pretensão executória
Punitiva x Executória

Enquanto sentença condenatória não transita em julgado não há prescrição da pretensão executória

Encontra-se em curso a prescrição da pretensão punitiva, que ainda pode ocorrer de forma intercorrente.

Da Redação

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Atualizado às 08:24

A 1ª câmara Criminal do TJ/PE substituiu decisão que reconheceu a prescrição da pretensão executória pelo reconhecimento da prescrição da pretensão punitiva em sua modalidade intercorrente, com todos os efeitos a ela inerentes.

"Tendo em vista que a prescrição intercorrente, como é de sua própria natureza, concretizou-se em momento anterior ao trânsito em julgado da sentença para a defesa, é forçoso concluir que o seu reconhecimento impede a efetivação da própria coisa julgada relativamente à condenação, e, pois, a decretação eventual da prescrição da pretensão executória, operada pelo Juízo a quo", ponderou o colegiado.

No caso, o recorrente foi condenado a 2 anos de reclusão por lesão corporal gravíssima. Segundo o relator do recurso, desembargador Roberto Ferreira Lins, a data que deve ser considerada como aquela em que a condenação transita em julgado para a defesa, já tendo tal efeito se manifestado para a acusação, corresponde ao dia em que é publicada a decisão que julgou o último recurso interposto pela defesa, ainda que este último tenha sido inadmitido, excluindo-se dessa regra, apenas, os recursos inadmitidos em razão da intempestividade.

Sendo assim, a sentença condenatória recorrível foi publicada em setembro de 2008 e o trânsito em julgado para a defesa se deu em maio de 2013 - quando publicado acórdão do STJ que julgou último recurso da defesa -, decorrendo, desta forma, lapso superior ao prazo prescricional de 4 anos associado à pena aplicada ao recorrente.

O recorrente foi representado pelos profissionais do Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade.

Confira a decisão.

______________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...