MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fabricante de fogos de artifício não deverá indenizar cliente que teve mão mutilada
Manuseio inadequado

Fabricante de fogos de artifício não deverá indenizar cliente que teve mão mutilada

Provas levaram à conclusão de que o autor não seguiu as instruções de uso do material.

Da Redação

sábado, 10 de janeiro de 2015

Atualizado em 8 de janeiro de 2015 10:06

O TJ/RS negou recurso a um homem que teve a mão mutilada ao detonar um fogo de artifício. A 9ª câmara Cível manteve a sentença que considerou que o acidente ocorreu devido ao manuseio inadequado.

O consumidor relatou que após detonar o artefato, sofreu mutilação total da mão esquerda, que precisou ser amputada.

O autor da ação afirmou que os fogos de artifício eram defeituosos. Enfatizou que as informações contidas na embalagem eram insuficientes e não esclareceram os riscos. Requereu, assim, o pagamento de indenização no valor de R$ 72,4 mil a fim de adquirir uma prótese, além da condenação da empresa fabricante ao pagamento de pensão vitalícia no valor de cinco salários mínimos.

Contudo, o laudo pericial afastou a hipótese de falha no produto e concluiu que a embalagem continha as informações necessárias sobre a periculosidade do explosivo, além das instruções para seu uso seguro. O autor da ação relatou à perita que leu sobre o modo de usar, mas disse não se lembrar de ter seguido as recomendações.

Assim, não restou verificado pelo conjunto probatório a responsabilidade da demandada para a ocorrência do acidente sofrido pelo autor, segundo o juízo da 3ª vara Cível de Ijuí.

Em 2ª Instância, o desembargador Miguel Ângelo da Silva, relator do recurso, manteve a sentença de improcedência da demanda, afirmando que o acidente ocorreu porque o foguete foi acionado de forma atabalhoada e imprudente, sem que o autor adotasse maiores cautelas. A decisão foi unânime.

  • Processo : 70058222316

Confira a íntegra do acórdão.