MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Surfista que ficou fora de competições por atraso na entrega de pranchas será indenizado
Dano moral

Surfista que ficou fora de competições por atraso na entrega de pranchas será indenizado

Equipamento foi entregue pelos Correios 20 dias após provas.

Da Redação

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Atualizado às 08:34

A ECT deverá indenizar em R$ 20 mil um surfista que não pôde participar de competições porque suas pranchas foram entregues fora do prazo. A 2ª turma do STJ manteve a decisão condenatória.

O surfista afirmou que enviou cinco pranchas de surf, via Sedex, de Fortaleza para Fernando de Noronha no dia 25/01/11. Porém, a encomenda chegou ao destino somente em 15/02/11, o que inviabilizou sua participação em duas competições.

Lesado, o atleta ajuizou ação à qual foi dado provimento em primeira e segunda instância. Para o TRF da 5ª região, a pessoa jurídica de direito público responde pelos danos que seus agentes causam a terceiro, assegurado o direito de regresso contra o responsável.

No caso, o Tribunal considerou ser "patente o atraso na entrega dos bens, tanto que a própria apelante (ECT) não o nega, procurando eximir-se pela demora, o que não afasta sua responsabilidade. Quanto às dificuldades de logística, não podem ser imputadas ao demandante (surfista)".

A ECT, então, interpôs recurso no STJ, alegando que teria se empenhado para que as pranchas chegassem ao destino da forma mais breve possível. Porém, o relator, ministro Herman Benjamin, ressaltou que a tese não poderia ser analisada, pois seria necessário o reexame das provas dos autos, o que é vedado pela Súmula 7 do STJ.

Quanto ao valor da indenização por danos morais, o ministro destacou que o STJ somente reavalia esse aspecto quando ele se afigura exorbitante ou irrisório, o que não é o caso.

"O TRF5 manteve em R$ 20 mil o montante da indenização. Rever tal entendimento demanda igualmente revolvimento de matéria fática, incabível na via eleita, em razão do óbice da Súmula 7."

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas