MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juizado Especial de SP anula multa de advogada por falta de inspeção veicular
Princípio da isonomia

Juizado Especial de SP anula multa de advogada por falta de inspeção veicular

Julgador entendeu que feria a isonomia, por questão de sorte, alguns serem obrigados a fazer a inspeção e outros não.

Da Redação

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Atualizado às 08:29

O juiz de Direito Leandro Galluzzi dos Santos, da 2ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública de SP, anulou infração de advogada por ausência de inspeção veicular.

A causídica Roberta Macedo Vironda (Vironda e Giacon Advogados), autora da ação, alegou que com a discussão sobre a manutenção ou não do contrato com a empresa que realizava a inspeção veicular nos automóveis na cidade de SP "ficou desorientada, deixando de levar seu veículo a um desses postos". Em 21/9/13, acabou autuada pela ausência do selo de confirmação do exame.

O magistrado concluiu favoravelmente aos argumentos da autora. Segundo ele, ninguém pode alegar desconhecimento da lei; no entanto, "fere o princípio da isonomia quando em 14.10.2013 a inspeção veicular para os veículos obrigados em função do final da placa foi suspensa e para aqueles de final de placa anterior, não só se manteve a obrigação, como a aplicação da multa".

"Assim, por uma questão de "sorte" quem possuía veículo com licenciamento posterior a 14.10.2013 se viu desobrigado da inspeção veicular, por outro lado, quem tivesse que licenciar seu veículo antes daquela data, como é o caso da autora, não só se viu obrigado a recolher a taxa como ainda sujeito à multa por não possuir o desnecessário selo de inspeção."

O juiz condenou a prefeitura de SP a devolver à advogada o valor da multa de R$ 550 que havia sido paga, com juros de mora a partir da citação e correção monetária a partir do ajuizamento. A decisão é do último dia 15/1.

Veja a íntegra da sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas