MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio Especial - Euclides da Cunha
Promoção

Resultado do sorteio Especial - Euclides da Cunha

Euclides da Cunha nasceu em 20 de janeiro de 1866. Hoje, celebra-se o aniversário de nascimento.

Da Redação

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Atualizado em 19 de janeiro de 2015 10:55

Órfão de mãe desde os 3 anos de idade, Euclides Rodrigues da Cunha nasceu em Cantagalo, no dia 20 de janeiro de 1866. Frequentou conceituados colégios fluminenses, passando pela Escola Politécnica e a Escola Militar da Praia Vermelha.

Trabalhou como escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador e engenheiro brasileiro, participando ativamente da propaganda republicana no jornal O Estado de São Paulo.

A história de seu livro "Os Sertões", foi ouvida em primeira mão por um juiz de Direito. O engenheiro pôs-se a escrever seu livro durante a construção de uma ponte em São José do Rio Pardo, portanto, quando ela ficou pronta, o livro também ficou. Nessa época, Euclides não se reconhecia como escritor. Foram os julgamentos sobre a obra que o impulsionou a publicá-la.

Em 1902 a obra chega às livrarias e sua primeira edição é esgotada em pouco mais de dois meses.

A publicação do livro lhe valeu vagas para a Academia Brasileira de Letras e para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Entre outras obras-primas de Euclides, o escritor faleceu em 1909, e hoje conta com "Cineclube da Cunha" e o "Arquivo de memória Amélia Tomás", braços do Projeto 100 Anos Sem Euclides, em Cantagalo.

__________

Ganhadores :

André França Perúggia, de Mantena/MG
Leonardo Torres de Farias, do RJ
Isabel Cristina Bermudes, de Ribeirão Preto/SP

__________