MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Taxas e Preços Públicos"

Resultado do sorteio da obra "Taxas e Preços Públicos"

Da Redação

terça-feira, 7 de março de 2006

Atualizado em 2 de março de 2006 14:58


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou um exemplar do livro "Taxas e Preços Públicos" (287 p.), escrito por Fabiano Verli, gentilmente
oferecido pela Editora RT - Revista dos Tribunais. Confira o ganhador abaixo.


As taxas e os preços públicos que as pessoas naturais e jurídicas pagam diariamente constituem uma das mais importantes fontes de receita do estado brasileiro que, cada vez menos, recorre aos impostos como instrumentos de financiamento da sua infra-estrutura de serviços, como os de transporte, por exemplo.


Embora representem realidades inegavelmente distintas, as taxas sempre são lembradas quando se fala em preços públicos, e vice-versa. A universalização desta expressão dúplice, contudo, revela um compartilhamento de características e funções muito maior que o existente entre taxas e impostos - duas espécies tributárias contrastantes com a figura contratual dos preços públicos.


Como a proximidade entre taxas e preços públicos não é gratuita, grandes confusões se observam, na doutrina e na jurisprudência, a respeito do regime a que cada um se submete e a respeito do que seria essencial ou meramente acidental entre os seus elementos componentes.


Neste livro, o leitor se colocará diante de variados pontos de vista sobre os dois fenômenos jurídicos e refletirá, com o autor, sobre o que os diferencia, o que os une e, sobretudo, o que legitima cada um deles no atual panorama constitucional brasileiro.


Fabiano Verli

é bacharel em Direito e mestre em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

É juiz federal substituto vinculado ao Tribunal Regional Federal da primeira Região. É autor do artigo Fator previdenciário, publicado pela IOB.
_____________

Ganhador:


Rodrigo França
, da FIESP, de São Paulo/SP