MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. GO: Instalado Juizado especializado em relações de consumo

GO: Instalado Juizado especializado em relações de consumo

Da Redação

sexta-feira, 3 de março de 2006

Atualizado às 08:20


GO: Instalado Juizado especializado em relações de consumo

A instalação do 10º Juizado Especial Cível, voltado para as questões do consumidor, "é uma forma de ampliar o acesso da população ao Poder Judiciário". Esta foi a afirmação do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Jamil Pereira de Macedo, ao dirigir a solenidade, hoje de manhã. Segundo ele, a unidade representa a presença do Estado na solução de questões em que são cometidos excessos contra o consumidor.

Jamil de Macedo afirmou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proporcionou oportunidade para a população valer-se da Justiça quando a relação lhe é injusta. "A instalação dessa unidade completa o trabalho de proteção aos menos assistidos. Agora será possível, em um mesmo ambiente, obter a solução judicial quando não é viável a resposta administrativa", disse. O presidente ressaltou que o Judiciário tem feito o possível para se aproximar da população.

"O Judiciário de Goiás mais uma vez dá sinais de prestígio à Justiça Especial, que oferece um serviço judiciário mais célere, o que tem proporcionado grande respeito e consideração por parte da população", afirmou o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz de direito José Ricardo Machado. Segundo ele, os juizados cíveis da capital receberam 17.012 ações no passado, número 14,85% superior ao de 2004.

José Ricardo agradeceu o empenho da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO) e da Secretaria de Segurança Pública e Justiça, que cederam dois andares do Edifício Rio Vermelho (localizado na Rua 2, número 24, Centro) para a instalação do juizado. "Ao entregarmos mais esse serviço temos a certeza de que o usuário é quem mais tem a ganhar", afirmou.

Agilidade

O juiz de direito Eduardo Walmory Sanches, que passou a responder pelo novo juizado até o provimento definitivo, explicou que a maior vantagem para o consumidor é a rapidez no julgamento das demandas e a gratuidade. "A nossa intenção é julgar as ações no prazo de 45 dias", ressaltou.

O secretário de Segurança Pública e Justiça, Jônathas Silva, destacou a importância da instalação do juizado para a consolidação da democracia. Segundo ele, em um governo democrático, com uma forte política de defesa do consumidor, a definição de instrumentos eficientes de garantia dos direitos dos cidadãos é peça imprescindível para a consolidação da justiça social.

Jônathas falou que o advento do Código de Defesa de Consumidor normatizou o excesso que o mercado pode realizar, com a exploração da parte hipossuficiente. "Da nossa parte, o que podemos fazer é dotar o órgão de defesa do consumidor de todo o aparato administrativo e físico para cumprir a missão de defender a sociedade", afirmou. O secretário falou também sobre a percepção da atual administração do Judiciário, com a criação da Ouvidoria da Justiça, a construção de fóruns nas comarcas mais carentes e firme atuação para facilitar o acesso da população.

O superintendente do Procon-GO, Antônio Carlos de Lima, afirmou que a instalação do juizado especializado nas relações de consumo antecipava as comemorações pelo 15º aniversário do Código de Defesa do Consumidor - comemorado no próximo dia 11. A seu ver, a principal vantagem para os usuários é o fato de não precisar se deslocar de um lado para o outro. "Caso não seja possível solucionar o problema administrativamente, o consumidor vai ajuizar a ação aqui mesmo no prédio. Essa é uma conquista da sociedade goiana, que contará com a tutela jurisdicional específica nas relações de consumo", afirmou.

Antônio Carlos explicou que o Procon-GO realiza em média 400 atendimentos por dia e que cerca de 20% dos casos precisam de tutela jurisdicional. "Isso significa que cerca de 80 pessoas vão procurar o Juizado diariamente", disse ele. Também participaram da solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Maria Teles Antunes, e o coordenador dos Juizados Especiais Cíveis da capital, juiz de direito Luís Antônio Alves Bezerra, além de diretores do Procon-GO e do Poder Judiciário.

___________

* Fonte: TJ/GO

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...