MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sérgio Moro determina novamente prisão de Renato Duque
Lava Jato

Sérgio Moro determina novamente prisão de Renato Duque

Nova prisão preventiva foi baseada na manutenção da ordem pública.

Da Redação

terça-feira, 17 de março de 2015

Atualizado às 11:37

Renato de Souza Duque foi preso novamente nesta segunda-feira, 16. A surpresa deve-se ao fato de que, há pouco mais de um mês, a 2ª turma do STF confirmou liminar do ministro Teori Zavascki concedendo liberdade ao ex-diretor da Petrobras.

Na primeira prisão, em novembro passado, a JF/PR considerou que, sendo o investigado titular de contas secretas mantidas no exterior, havia risco à aplicação da lei penal, pois poderia fugir e permanecer ainda na posse do produto do crime. Porém, a ausência de elementos concretos que apontariam para o risco de fuga, base da preventiva, norteou o entendimento do Supremo pela liberdade.

Investindo em outra linha de raciocínio, o despacho do juiz Federal Sérgio Moro acata argumento do MPF no sentido de que há fato novo a justificar a preventiva.

O MPF informou a JF/PR a "descoberta recente" de que Renato Duque teria esvaziado suas contas na Suíça, remetendo os valores a contas em outros países, nem todos identificados.

Documento do governo do principado de Mônaco datado de janeiro de 2015 informa as movimentações de Duque nas contas - ocorridas entre junho e agosto de 2013 e maio de 2014.

Para Sergio Moro, então, é necessária a revisão da questão, "sob o prisma do risco à ordem pública em decorrência de fato e prova supervenientes".

"O apelo à ordem pública, para prevenir novos crimes de lavagem, para prevenir que o produto do crime seja cada vez mais ocultado pelo investigado ou ainda em decorrência de gravidade em concreta dos crimes praticados, justifica a preventiva."

O magistrado assinalou no despacho que "não há qualquer afronta ou contrariedade à decisão anterior de soltura de Renato Duque pelo Supremo Tribunal Federal, já que a preventiva ora decretada assenta-se não só em fato novo, mas também em fundamentos diversos, o risco a ordem pública".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas