MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/PR reivindica aprovação de emendas à Constituição Estadual

OAB/PR reivindica aprovação de emendas à Constituição Estadual

Da Redação

quinta-feira, 9 de março de 2006

Atualizado às 08:01


OAB/PR reivindica aprovação de emendas à Constituição Estadual


Em visita nesta terça-feira (7) ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão, o presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, recebeu duas boas notícias. Uma sobre a proposta de Emenda Constitucional que proíbe o nepotismo em todos os órgãos públicos do Paraná. Outra, sobre a proposta de emenda que trata de mecanismos populares de participação política. Também participaram da reunião o presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/PR, Flávio Pansieri, o integrante da comissão Gustavo Swain Kfouri e o deputado Durval Amaral.


Segundo Oliveira Franco, o deputado Hermas Brandão se comprometeu a agilizar a tramitação do projeto que trata do nepotismo e se manifestou favorável à luta da OAB contra a contratação de parentes no serviço público, sem concurso. "Informamos ao presidente da Assembléia Legislativa que a grande maioria dos advogados do estado se manifesta a favor da emenda constitucional", disse Oliveira Franco.


Outros assuntos discutidos na reunião foram a proposta de Emenda Constitucional que altera o artigo 68 da Constituição do Estado do Paraná e um projeto de lei que regulamenta o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular legislativa. Hermas Brandão se comprometeu a criar, com urgência, uma comissão especial para estudar a alteração na Constituição Estadual.


De acordo com a proposta de emenda constitucional, "a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Assembléia Legislativa do projeto de lei, subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinco municípios, com não menos de três décimos por cento de eleitores inscritos em cada um deles." O texto procura remover alguns obstáculos ao poder do povo apresentar projetos de lei à Assembléia Legislativa.


O projeto de lei que regulamenta a participação da sociedade na política estabelece as regras para a realização de plebiscito ou referendo e para a iniciativa popular legislativa. A proposta, que tem sido apresentada em vários estados do Brasil, é parte da Campanha Nacional em Defesa da República e da Democracia, lançada pelo Conselho Federal da OAB.
________________

Fonte: OAB/PR

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

JAQUELINE MENEZES SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
JAQUELINE MENEZES SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

MENEZES ADVOGADOS