MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sesi deve enquadrar como professor empregados contratados sob outras denominações
Rede de ensino

Sesi deve enquadrar como professor empregados contratados sob outras denominações

Embora não seja instituição de ensino, Sesi desenvolve atividades voltadas para a educação infantil, ensino fundamental e médio.

Da Redação

sábado, 11 de abril de 2015

Atualizado em 10 de abril de 2015 06:59

A JT reconheceu como integrantes da categoria diferenciada dos professores os empregados do Sesi que exercem atividades de magistério, mas são contratados como técnicos, monitores ou instrutores, entre outras denominações. A entidade recorreu da decisão, mas a 2ª turma do TST não conheceu do recurso.

O Sesi alegava que sua atividade preponderante é proporcionar o "bem-estar-social dos trabalhadores nas indústrias", ou prestar "assistência social". Assim, seus empregados que exercem o magistério não deveriam ser equiparados aos professores da rede de ensino geral, porque atuam como instrutores, monitores, entre outros, sempre direcionados para as necessidades industriais.

O enquadramento foi determinado pelo TRT da 12ª região. No entendimento da Corte, embora não seja um estabelecimento de ensino, a instituição desenvolve atividades voltadas para a educação infantil, ensino fundamental e médio, exigindo, inclusive, que o empregado tenha habilitação como professor no MEC.

Assim, reconheceu a legitimidade das entidades sindicais da área de ensino - Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Santa Catarina, Sindicato dos Professores no Estado de Santa Catarina, Sindicato dos Professores de Florianópolis e Região e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Região Sul do Estado de Santa Catarina - para representar os profissionais que exerçam efetivamente a função de professor no Sesi, observada a base territorial de cada uma.

Não conhecimento

Segundo o relator que examinou recurso da instituição no TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, o Tribunal decidiu corretamente, em conformidade com o estabelecido nos artigos 570 e 571 da CLT, que tratam do enquadramento sindical. Ainda de acordo com o relator, a decisão, com base nas provas do processo, foi pautada também no princípio da primazia da realidade, vigente no Direito do Trabalho.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas