MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. BMW não precisa indenizar por acidente ocorrido no ano em que cinto se tornou obrigatório
STJ

BMW não precisa indenizar por acidente ocorrido no ano em que cinto se tornou obrigatório

Motorista alegou que cinto e airbag não funcionaram.

Da Redação

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Atualizado em 17 de abril de 2015 14:19

A 3ª turma do STJ negou o pedido de indenização do proprietário de um veículo da marca BMW envolvido em acidente em 1998. Segundo o motorista, o airbag e o cinto de segurança não funcionaram, e ele se feriu ao chocar-se contra o para-brisa.

De acordo com o relator, ministro João Otávio de Noronha, não seria possível presumir que o condutor usava o cinto de segurança, pois a lei que tornou obrigatório o seu uso entrou em vigor naquele ano, mas "a utilização do cinto demandou alguns anos de alteração de postura e conscientização de motoristas".

Sentença

No caso julgado, o juízo de 1ª instância negou o pedido de indenização. Considerou que o proprietário não provou ter feito as manutenções periódicas do veículo em concessionária autorizada. Também não teria ficado clara a responsabilidade da BMW.

O TJ/SP reformou a sentença para que o proprietário produzisse prova pericial. A Corte estadual entendeu que, apesar de a prova não poder ser realizada diretamente no veículo acidentado - porque fora reparado -, ainda poderia ser feita indiretamente.

Perícia

A 3ª turma restabeleceu a sentença, entendendo que é desnecessário realizar perícia cuja conclusão, mesmo que favorável ao proprietário, não modificará o resultado da demanda em seu favor, uma vez que será impossível desconstituir outros elementos suficientes ao não acolhimento dos argumentos apresentados por ele no pedido inicial.

O ministro Noronha observou que o proprietário não demonstrou ter adquirido o veículo diretamente da BMW ou por meio dela, portanto não foi comprovada a relação de consumo. Além disso, o único documento do veículo juntado aos autos data de 1993. Contudo, a importação oficial desses veículos pela BMW do Brasil teve início apenas em 1995.

Somado a esses fatos, os autos demonstram que o autor vendeu o carro no decorrer do processo. Para o ministro, o ato de vender o veículo inviabiliza qualquer decisão acerca da inversão do ônus da prova. "De forma alguma pode o consumidor inviabilizar a prova a ser realizada pelo fornecedor para obter resultado positivo na lide, seja esse ato intencional ou não."

Confira o voto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas