MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. José Afonso da Silva: CF/88 e processo de escolha dos ministros do STF
90 anos

José Afonso da Silva: CF/88 e processo de escolha dos ministros do STF

Jurista completa 90 anos nesta quinta-feira, 30.

Da Redação

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Atualizado em 29 de abril de 2015 15:10

"O fato de vivermos durante esses 26 anos com uma Constituição que está regendo o destino do país e que já superou diversas crises, institucionais inclusive, é um sinal de que a Constituição se aclimatou. Temos uma Constituição realmente para o Brasil."

Notável constitucionalista, José Afonso da Silva, autor da conclusão acima, celebra hoje o seu aniversário de 90 anos. O professor live-docente da Faculdade de Direito da USP, onde também é formado (Turma de 1957), em entrevista ao programa Brasilianas.org contou parte da sua história e fez um balanço da CF/88.

Quando questionado sobre o processo de escolha dos ministros do Supremo. Para ele, apesar de não existir um processo ideal na escolha dos ministros, o processo que temos atualmente não funciona porque o Senado não exerce seu papel. "Aqui se tem um processo que seria eficaz se o Senado funcionasse, mas o Senado não funciona. Neste caso, o Senado é o órgão de controle e ele não controla. Quer dizer, o presidente da República escolhe, submete o nome a ele e ele deveria realmente examinar isso mais a fundo, recusar, recusou até hoje uns três ou quatro, um era médico, o outro era coronel, então, também pudera."

O jurista integrou a Comissão Afonso Arinos que, de 1985 a 1986, elaborou o anteprojeto da Constituição. O texto não chegou a ser enviado à Assemblea Nacional Constituinte, mas foi publicado e, segundo José Afonso da Silva, baseou os princípios da CF/88. O professor foi assessor do senador Mário Covas, líder do PMDB e depois do PSDB na Assembleia Nacional Constituinte e, por isso, participou intensamente do processo de elaboração da CF/88. Na entrevista, ele comenta o trabalho da Comissão e explica como foi possível que uma minoria progressista na Constituinte construísse uma obra "razoavelmente progressista".

Veja a abaixo a íntegra do programa exibido pela TV Brasil.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...