MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mantido arquivamento de inquérito que investiga administração superior do MP/GO
MP/GO

Mantido arquivamento de inquérito que investiga administração superior do MP/GO

O relator, ministro Marco Aurélio, deferia a ordem para determinar a restauração da investigação interrompida.

Da Redação

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Atualizado às 09:32

Por dois votos contra um, a 1ª do STF não conheceu do MS que visava restabelecer inquérito civil público destinado a investigar atos praticados no âmbito da administração superior do MP/GO.

O relator, ministro Marco Aurélio, votou vencido para deferir a ordem para determinar a restauração da investigação interrompida. Entendeu que o procedimento foi arquivado pelo decano do Colégio de Procuradores de Justiça, em benefício do Procurador-Geral.

"Quanta perda de parâmetros, quanto abandono de princípios, quanto menosprezo à independência funcional dos integrantes do Ministério Público!"

O procedimento foi instaurado para apurar, entre outros, a existência de vícios em PL que previa a criação de 37 cargos comissionados no MP goiano. Como os fatos investigados envolviam o procurador-Geral de Justiça e demais membros da administração superior, o Colégio de Procuradores de Justiça reconheceu competência do decano para a condução do inquérito, com base no §1º art. 8º da LC estadual 25/98 e no inciso VIII do art. 29 da lei 8.625/93.

O inquérito acabou arquivado sem a realização de qualquer diligência, ao argumento de não haver ato de improbidade a ser apurado. E o ato foi homologado pelo CNMP.

Para o ministro Marco Aurélio, as regras mencionadas pelo Colégio "não permitem que se reconheça ao agente mais antigo da Instituição o poder de chamar a si investigação validamente instaurada".

No entendimento, do ministro criou-se prerrogativa não prevista em lei, uma vez que compete aos promotores de Justiça um amplo controle dos atos do Poder Público, sem qualquer distinção.

"Em resumo, prevaleceu a óptica segundo a qual às promotorias cumpre atuar no tocante aos diversos segmentos da Administração Pública, independentemente do patamar, mas não o pode se, de alguma forma, mostrar-se envolvida matéria na qual haja envolvida a chefia administrativa do Órgão. As engrenagens funcionaram harmoniosamente e o resultado foi a não investigação dos fatos."

Confira a íntegra do voto do ministro.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...