MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Varas de Falências e Concordatas passam a ter denominação de Varas Empresariais

Varas de Falências e Concordatas passam a ter denominação de Varas Empresariais

Da Redação

terça-feira, 14 de março de 2006

Atualizado às 08:47


Varas de Falências e Concordatas passam a ter denominação de Varas Empresariais


Mudança apresentada pela nova Lei de Falências provoca alteração no nome das atuais varas de Falências e Concordatas. A partir do próximo dia 17, elas passam a ter a denominação de 1ª, 2ª e 3ª Vara Empresarial, respectivamente. Isso porque a Lei 11.101/05 muda o nome do procedimento de concordata para recuperação judicial.


O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e juiz-diretor do Foro da capital, André Leite Praça, explica que a concordata era o meio para se evitar a falência ou, depois da falência, tentar reverter a situação e voltar à atividade. Agora, com a recuperação judicial, o objetivo é tentar solucionar primeiro as pendências financeiras. "A recuperação permite uma série de negociações, entre devedores e credores, que a concordata não permitia. A concordata tinha planos de pagamento e prazos mais rígidos que a recuperação", comenta.


Outra novidade é que as varas empresariais também terão competência para processar e julgar dissolução e liquidação judicial de sociedades empresariais, até então de competência das varas cíveis. A Resolução 498/06, da Presidência do TJ/MG, que trata dessas mudanças, considerou que esse tipo de ação tem estreita relação com os processos previstos na nova Lei de Falências. O juiz auxiliar da Corregedoria esclarece que a dissolução total ocorre quando se encerram as atividades da empresa e a parcial, quando um dos sócios sai da empresa.


A redistribuição dos feitos relativos à dissolução e liquidação de sociedades empresariais que se encontram nos juízos cíveis será regulamentada por Portaria do Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Roney Oliveira. A Diretoria do Siscom e a Diretoria de Informática já estão fazendo o levantamento de quantos e quais são os processos que devem ser remetidos às Varas Empresariais.


Diante dessas alterações, o juiz auxiliar lembra que o nome vara empresarial abrange todos os tipos de ação voltados para esse juízo, do contrário, teria que se chamar Vara de Falências, Recuperação Judicial e Dissolução e Liquidação Judicial de Sociedades Empresariais, o que não seria viável.
____________

Fonte: TJ/MG

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA