MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogados revelam ceticismo quanto a celeridade com novo CPC
Agilidade?

Advogados revelam ceticismo quanto a celeridade com novo CPC

Para especialistas a celeridade não pode ser atribuída à nova lei.

Da Redação

terça-feira, 19 de maio de 2015

Atualizado em 18 de maio de 2015 18:57

A partir de março de 2016 passa a vigorar o novo Código de Processo Civil. Sancionado sob a expectativa de dar maior agilidade ao judiciário, especialistas estão céticos quanto a celeridade processual.

Para André Almeida Garcia, do escritório Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados, o problema da celeridade no judiciário é estrutural e não efetivamente atribuição da lei. Para ele é necessário que os magistrados tenham melhores condições de trabalho e mais funcionários.

Por sua vez, o professor-doutor Luiz Dellore acredita que o grande problema do Judiciário não é só legislativo. "O mesmo CPC faz com que um recurso seja julgado em quatro anos por um Tribunal de Justiça e em 12 meses por outro Tribunal."

"O processo mais rápido e mais célere pode ser viabilizado com a fungibilidade da Tutela Provisória, Tutela de Urgência e Tutela de Evidência", comenta o advogado do escritório Lucon Advogados, Ronaldo Vasconcelos.

O professor-doutor Adriano Caldeira defende que não é o processo mais célere e mais efetivo que vai aproximar a população de uma sociedade mais justa, afinal o processo é um instrumento de resolução de lides.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS