MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Encol vai indenizar funcionários acusados de desvio de dinheiro

Encol vai indenizar funcionários acusados de desvio de dinheiro

Da Redação

quarta-feira, 15 de março de 2006

Atualizado às 10:01

A Encol Engenharia, Comércio e Indústria, hoje falida, foi condenada pela 24ª Vara Cível da Capital a pagar uma indenização por danos morais de R$ 20 mil a quatro de seus ex-empregados acusados de haverem desviado dinheiro da empresa.

Marco Antônio Pereira, Alberto da Silva Grijp, Geraldo Mota Félix e Roucirlei da Costa Melo estavam trabalhando no dia 26 de junho de 95, quando foram abordados pelo chefe de segurança patrimonial da Encol, Agadir Patrício de Araújo, e mais quatro pessoas, que ordenaram que os acompanhassem até a sede da empresa.

No escritório, todos foram interrogados por uma senhora que se apresentava como escrivã de polícia a respeito de um desvio de um a cinco milhões de reais. Após terem sido interrogados, o chefe de segurança determinou que eles assinassem uma demissão por justa causa, o que foi negado. Agadir, então, assinou os documentos na presença de duas testemunhas. Apesar de terem sido demitidos por justa causa, a Encol celebrou acordo com os quatros funcionários na Justiça do Trabalho e pagou todos os direitos relativos à demissão.

Agadir Patrício de Araújo afirmou em seu depoimento que apenas convidou os empregados a acompanharem-no, o que foi negado por testemunhas, que afirmaram que houve até mesmo tentativa de algemá-los, o que só não foi feito devido aos pedidos dos colegas que presenciavam a cena.

O juiz Maurício Chaves de Souza Lima escreveu em sua sentença que "essa conduta constitui verdadeiro ilícito civil, não se permitindo a exposição da pessoa perante terceiros à guisa de se investigar acusação de desvio de dinheiro, que ao final nem sequer foi demonstrada. Esse proceder agride a dignidade da pessoa humana", concluiu.

O valor da indenização também levou em conta que a demissão por justa causa com acusação de roubo pode prejudicar irremediavelmente a carreira profissional dos quatro ex-empregados da empresa.
____________

Fonte: TJ/RJ

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA