MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Recursos Especiais Repetitivos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Recursos Especiais Repetitivos"

A obra traz uma detida análise do recurso especial repetitivo.

Da Redação

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Atualizado em 24 de junho de 2015 09:39

Na obra "Recursos Especiais Repetitivos" (Gazeta Jurídica - 210p.), de André Macedo de Oliveira, do escritório BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão, destaca-se a inadequação do sistema processual brasileiro.

A obra apresenta o processo civil no contexto da crise do Poder Judiciário no Brasil numa perspectiva de prestador de serviço público. São analisados os recursos repetitivos, abordando sua origem, seus pressupostos, procedimentos e a cultura interna do STJ no processamento e julgamento dos repetitivos.

Sendo assim, traz a uniformidade de entendimento para as demandas de massa, da natureza e dos efeitos das decisões do STJ em recurso especial repetitivo. Por fim, propõe-se um reencontro do STJ com a vontade da Constituição de 1988 a partir de uma pauta de concretização da efetividade dos recursos especiais.

Com o objetivo de verificar os efeitos concretos do instituto dos recursos, o que inclui seu processamento e julgamento, além da suspensão de outros casos em que se discuta a mesma tese. Para chegar a tal conclusão, foram analisadas e catalogadas 1.444 decisões da segunda e terceira turmas do STJ.

"Faz uma boa aproximação com o tema que corresponde ao core da investigação e, como base nisso, desdobra-se no mister de desvendar as formas por que o Superior Tribunal de Justiça busca desincumbir-se de seu papel de última instância de legalidade, em um País de incomparável volúpia legiferante a produzir, freneticamente, sempre uma nova norma reitora da vida do brasileiro e, por isso mesmo, sindicável no âmbito daquela corte."

Sobre o autor :

André Macedo de Oliveira é doutor e mestre em Direito pela UnB. Professor doutor em Direito Processual Civil do UniCEUB. Foi professor do Núcleo de Prática Jurídica da FD-UnB e de Processo Civil dos cursos de graduação e pós-graduação do IESB em Brasília. Advogado do escritório BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão.

__________

Ganhadora :

Natália Prado Izar, advogada em BH

__________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...