MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "União Estável e Casamento - Diferenças Práticas"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "União Estável e Casamento - Diferenças Práticas"

O autor aborda decisões jurisprudenciais recentes, projetos de lei em trâmite pelo Congresso Nacional, entre outros.

Da Redação

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Atualizado em 25 de junho de 2015 11:36

Aos profissionais que atuam na área do Direito de Família, a 2ª edição da obra "União Estável e Casamento - Diferenças Práticas" (Atlas - 251p.), de Gustavo Nicolau, serve de leitura complementar.

A despeito da semelhança entre a realidade social da vida de um casal que contraiu matrimônio e a de outro que se uniu estavelmente, ainda há diferenças substanciais entre ambos, no plano jurídico. Em certos dispositivos, a lei concede mais direitos ao cônjuge, não sendo possível concluir qual instituto apresenta mais segurança aos envolvidos.

Como principal objetivo de esclarecer as diferenças existentes entre o matrimônio e a união estável, o autor aborda decisões jurisprudenciais recentes, projetos de lei em trâmite pelo Congresso Nacional, o histórico pátrio da união estável e um estudo comparativo com outros países que também são analisados na obra.

O autor acredita que a normatização da família mereceria tratamento preferencial na organização social, devido o primeiro vínculo na sociedade ser o familiar. E pelas relações que se criam nesse ambiente gerarem consequências sociais, jurídicas e patrimoniais que merecem uma atenta observação do Poder Legislativo.

Sobre o autor :

Gustavo Nicolau é advogado e professor universitário. Mestre e doutor pela Faculdade de Direito da USP. Leciona Direito Civil no curso preparatório LFG e na graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da FAAP.

__________

Ganhadora :

Luciana Gomes Bruno, advogada em Itatiaia/RJ


__________

EDITORA ATLAS SA