MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF nega HC preventivo impetrado por cidadão em favor de Lula
HC

TRF nega HC preventivo impetrado por cidadão em favor de Lula

De acordo com desembargador João Pedro Gebran Neto, não existe qualquer fundamento legal para a pretensão.

Da Redação

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Atualizado às 15:27

O desembargador Federal João Pedro Gebran Neto, do TRF da 4ª região, responsável por julgar processos da Operação Lava Jato, indeferiu nesta quarta-feira, 25, HC preventivo impetrado em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem.

A decisão atende a pedido dos próprios advogados de Lula, da banca Teixeira, Martins & Advogados, uma vez que o habeas foi ajuizado - sem o conhecimento do ex-presidente.

Com efeito, foi o consultor Maurício Ramos Thomaz, de Campinas/SP, que impetrou o HC com o objetivo de proteger o ex-presidente. De acordo com ele, Lula estaria na iminência de ser preso preventivamente, o que seria, conforme a petição, "coação ilegal".

Em sua decisão, o desembargador João Pedro Gebran Neto afirmou que "não existe qualquer fundamento legal para a pretensão". Para Gebran, o "autor popular não traz qualquer informação concreta sobre aquilo que imagina ser uma ameaça ao direito de ir e vir do paciente".

"Cuida-se apenas de aventura jurídica que em nada contribui para o presente momento, talvez prejudicando e expondo o próprio ex-presidente, vez que o remédio constitucional (habeas corpus preventivo) foi proposto à sua revelia", avaliou o magistrado.

O desembargador negou seguimento ao habeas corpus. Gebran frisou que o autor usou em sua petição notícias de jornais, revistas e portais de informação, que "não servem como fundamento".

O magistrado finaliza a decisão declarando que a petição será enviada ao Ministério Público Federal "para adoção de providências cabíveis", tendo em vista que o autor usou linguagem "imprópria, vulgar e chula, inclusive ofendendo a honra de várias pessoas nominadas na inicial".

O autor do HC, Maurício Thomaz, tem histórico em ações a favor de terceiros, sem que eles saibam. Durante o processo do mensalão, por exemplo, ele impetrou HC em favor de Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, Cristiano Paz, Marcos Valério, Vinícius Samarane e Roberto Jefferson. Thomaz já entrou com ações a favor do jornalista Diogo Mainardi e que, em março de 2014, encaminhou ao Senado uma representação contra os ministros do STF pelo julgamento do mensalão. Ao G1, Thomaz afirmou que a ideia de habeas corpus por Lula surgiu de papo com amigo.

Pane

A busca pelo HC impetrado a favor de Lula foi tão grande que derrubou o sistema de consulta processual do TRF. Decretou-se, inclusive, segredo de justiça durante 48 horas no processo, para que o sistema voltasse ao normal. Por esta razão, ao consultar o número do processo na Corte não é possível encontrá-lo.

Processo: HC 5023661-46.2015.4.04.0000

Patrocínio

Patrocínio Migalhas