MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio Mello: "Processo não tem capa, tem conteúdo"
25 anos no STF

Marco Aurélio Mello: "Processo não tem capa, tem conteúdo"

Em entrevista à TV Migalhas, S. Exa. destaca os anos dedicados à magistratura.

Da Redação

terça-feira, 30 de junho de 2015

Atualizado em 29 de junho de 2015 15:28

O ministro Marco Aurélio Mello celebra neste ano 25 anos de atuação na Suprema Corte. Em entrevista à TV Migalhas, Marco Aurélio comentou os anos de serviço público e como mantém o brilho pelo trabalho de julgar.

Com reputação de ministro corajoso e cônscio de seu dever constitucional, Marco Aurélio Mendes de Farias Mello tem destacada trajetória no Supremo Tribunal Federal. Notório pela coerência, sensibilidade de espírito e riqueza de saber jurídico, em quase 40 anos de dedicação à magistratura, Marco Aurélio granjeou respeito ímpar na comunidade jurídica nacional e internacional.

Prestigiado por sua defesa intransigente das garantias constitucionais, sob seu comando, enquanto presidente da República em exercício, foi criada a TV Justiça.

Jubileu de Prata

Os festejos pelos 25 anos do vice-decano da Corte tiveram início no último dia 17, com discursos na sessão plenária do STF, entrega de medalha comemorativa e lançamento de livro. Uma exposição cultural sobre a vida e a carreira de Marco Aurélio Mello, que ocupará o Hall dos Bustos, no edifício sede do STF, e a galeria do Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, estará aberta à visitação pública até 4/9.

O presidente do STF, ministro Lewandowski, abriu a homenagem no dia 17 destacando que Marco Aurélio é um homem e juiz "de convicções firmes, mas que jamais se furtou a ouvir com atenção opiniões divergentes". Ele lembrou que o ministro protagonizou momentos marcantes na vida pública do país, ressaltando que, durante um de seus três mandatos à frente do TSE, inaugurou as eleições informatizadas no país.

O decano do STF, ministro Celso de Mello, falou sobre a longa trajetória do ministro Marco Aurélio. "Muitos de seus votos vencidos culminaram por se converter em diretrizes jurisprudenciais hoje prevalecentes na prática jurisdicional dessa Suprema Corte."

Ciência e Consciência

Em celebração aos 25 anos do ministro Marco Aurélio, a Editora Migalhas lançou no Hall dos Bustos do STF a obra, em dois volumes, "Ciência e Consciência", que reúne importantes votos do ministro e artigos de renomados juristas comentando os referidos julgados. Estiveram presentes o vice-presidente da República, Michel Temer, ministros dos tribunais superiores, representantes dos Três Poderes, integrantes da magistratura e da advocacia, amigos e familiares.

  • Confira fotos da celebração do Jubileu de Prata.

__________



__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas