MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Greve de servidores

Greve de servidores

82 112 servidores públicos do Judiciário prometem parar

Da Redação

terça-feira, 8 de julho de 2003

Atualizado às 10:17

  Lula enfrenta sua primeira greve de servidores

Após uma tentativa frustrada de acordo com o governo, os servidores públicos federais decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Representantes dos servidores tentaram convencer o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, a retirar a proposta de reforma constitucional do Congresso, que propõe a reforma para rediscutir pontos como a contribuição dos inativos e o aumento da idade mínima para a aposentadoria.

Cerca de 400 mil servidores devem paralisar suas atividades. Segundo a organização do movimento, a greve deve ter uma adesão de 40% a 45% da categoria.

A greve dos servidores públicos federais deverá atingir os três poderes. Além dos professores e servidores das universidades federais, várias outras categorias vão parar para protestar contra mudanças propostas pelo governo no sistema previdenciário.

A possibilidade de uma greve de juízes e promotores não foi descartada por associações da categoria, caso não haja um acordo sobre os pontos polêmicos da reforma, como a taxação dos inativos.

"Apoiamos a greve dos servidores públicos porque a revindicação é justa. Achamos que a mudança na previdência vai enfraquecer o Estado brasileiro, no sentido que os melhores profissionais não vai escolher a carreira pública, na medida em que as carreiras não vão ter segurança em sua atividade", diz Paulo Schmidt, juiz trabalhista no Rio Grande do Sul e vice-presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).

Medidas preventivas

No caso de o movimento de paralisação dar certo, a Previdência Social, o setor mais sensível da administração federal, ganhou o reforço de 3.800 novos servidores (equivalente a 10% do quadro atual), que fizeram concurso em março e começaram a ser contratados de um mês e meio para cá. Os concursados seriam empossados de qualquer maneira, mas o governo pode acelerar o processo e até buscar 1.900 funcionários a mais, se precisar.

______________

___________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...