MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Academia Paulista de Magistrados doa insígnias de lapela a ministros do STJ

Academia Paulista de Magistrados doa insígnias de lapela a ministros do STJ

Da Redação

terça-feira, 21 de março de 2006

Atualizado às 08:40


Academia Paulista de Magistrados doa insígnias de lapela a ministros do STJ


Os ministros do STJ ganharam um distintivo à altura de sua importância. A Academia Paulista de Magistrados, entidade sem fins lucrativos criada em 2001, doou aos membros da Casa uma insígnia de lapela confeccionada em ouro e com a sigla parte do vitral da fachada do Tribunal, de autoria da artista Mariane Peretti.


A sugestão para a criação da insígnia partiu da ministra Nancy Andrighi e foi aprovada pelo Tribunal Pleno. "Apenas segui a tradição do Poder Legislativo e do STF, que já usam esse tipo de sinal identificador para seus membros", comentou. Para ela, é importante que os membros do tribunal sempre carreguem uma marca da Casa em eventos públicos.


O presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, destacou que não houve nenhum ônus para os cofres públicos. "A Academia Paulista de Magistrados tem fortes laços com o STJ, e a criação desses bottons foi mais uma parceria entre nós. Cumprimos uma decisão do Pleno e agora carregamos o tribunal na lapela", comentou. Os membros do STJ que integram a Academia são os ministros Raphael de Barros Monteiro Filho e Jorge Scartezzini. O falecido ministro Domingos Franciulli Netto também foi um dos acadêmicos.


O presidente da instituição, desembargador Carlos Renato de Azevedo, ressaltou que o STJ era o único dos tribunais superiores que ainda não tinha uma insígnia própria. "A ministra sugeriu que usássemos o vitral que fica na fachada do prédio, e a artista Marina Aparecida Montemor desenhou para nós", explicou. O desembargador comentou que o STJ sempre prestigiou a Academia Paulista e que a homenagem prestada é mais do que justa.


Ele também destacou que a Academia vem preencher uma lacuna na magistratura nacional, sendo a primeira do seu tipo no Brasil e a segunda no mundo. Entre outras atividades, ela publica livros e periódicos com artigos sobre temas de grande relevância jurídica e promove a integração entre os magistrados paulistas.
________________

Fonte: STJ

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista